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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Melo, Ana Amélia de Moura Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | Morais, Cleidiane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T13:04:07Z | - |
dc.date.available | 2024-08-20T13:04:07Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Cleidiane da Silva. O impresso escolar e o apetite de instrução: os pobres no banco dos réus (Ceará, 1865-1889). 2024. 397 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77729 | - |
dc.description.abstract | This thesis investigates the universe of school publications in the Public Instruction of Ceará (1865-1889), highlighting the material conditions of primary education, especially the lack of books in this part of instruction. The research is organized under three dimensions. Firstly, it presents the conditions that led to the deprivation of school textbooks in primary classes, focusing on irregular and inconsistent supply, approval and adoption processes, as well as the illegal donations and sales of this material by Public Instruction officials. Then, it seeks to discuss how the lack of books in primary education was not a widespread phenomenon and, on the contrary, there was a vigorous trade of books and periodicals in Fortaleza, with booksellers being attentive to novelties circulating in the transatlantic print movement. Thus, this study is also directed towards bookstores, stationery shops, binding workshops, printing presses, and variety stores, spaces that at the time commercialized books destined for education. Finally, it analyzes the resistance actions of the lower classes (petitions, improvisations, solidarity, and mutual aid) in demanding school manuals and primary instruction, practices that shaped a set of initiatives that clashed with the actions carried out by the political-administrative elites of the period. This conflict was particularly evident due to the stigma associated with and distinguished the poor population, affirming that such a social segment lacked taste and even less appetite for instruction. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O impresso escolar e o apetite de instrução: os pobres no banco dos réus (Ceará, 1865-1889) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente tese investiga o universo do impresso escolar na Instrução Pública do Ceará (1865-1889), destacando as condições materiais do ensino primário, em especial a carência do livro nesta parte da instrução. A pesquisa está organizada sob três dimensões. Primeiramente, apresenta-se as condições que levaram à privação do compêndio escolar nas aulas primárias, atentando para o fornecimento irregular e inconstante, para os processos de aprovação e adoção, e para as doações e vendas ilegais deste material por parte dos funcionários da Instrução Pública. Em seguida, busca-se discutir que a carência de livros no ensino primário não era um fenômeno generalizado e que, ao contrário, existia em Fortaleza um vigoroso comércio de livros e periódicos, cujos livreiros estavam atentos, inclusive, às novidades que circulavam no movimento transatlântico de impressos. Assim, este estudo é também direcionado para as livrarias, papelarias, oficinas de encadernação, tipografias e lojas de variedades, espaços que, à época, comercializavam livros destinados à instrução. Por último, analisa-se as ações de resistência das camadas pobres (reivindicações, improviso, solidariedade e ajuda mútua) na exigência de manuais escolares e de instrução primária, práticas que conformavam um conjunto de iniciativas que estavam em confronto com as atuações desempenhadas pelas elites político-administrativas do período. Este conflito estava posto, especialmente, pelo estigma ao qual associavam e distinguiam a população pobre, afirmando que tal parcela social não possuía gosto e nem muito menos apetite pela instrução. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Compêndios escolares | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Instrução pública primária | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Pobreza | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Carência de livros | pt_BR |
dc.subject.en | School textbooks | pt_BR |
dc.subject.en | Primary public instruction | pt_BR |
dc.subject.en | Poverty | pt_BR |
dc.subject.en | Lack of books | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7047930929044437 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9636-329X | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5261516296514748 | pt_BR |
local.date.available | 2024-08-20 | - |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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