Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77718
Tipo: Dissertação
Título: A avaliação da política de formação continuada de professores da rede pública municipal de Fortaleza pós-pandemia da Covid-19: implicações na prática pedagógica
Autor(es): Sousa, Rosimeyre Rodrigues de
Orientador: Romero, Júlio Alfredo Racchumi
Palavras-chave em português: Políticas públicas;Formação continuada de professores;Prática pedagógica;Pós-pandemia
Palavras-chave em inglês: Public policies;Continued teacher training;Pedagogical practice;Post-pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: SOUSA, Rosimeyre Rodrigues de. A avaliação da política de formação continuada de professores da rede pública municipal de Fortaleza pós-pandemia da Covid-19: implicações na prática pedagógica. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A formação continuada dos professores da rede municipal de Fortaleza é uma política pública Municipal assegurada pela portaria nº 204/2014, que reafirma o trabalho dos professores estimulando a oferta contínua de programas de capacitação visando ao aperfeiçoamento, à valorização profissional e à melhoria de qualidade da educação municipal. Recentemente, em 2020, o mundo foi marcado pela pandemia da COVID-19, que impactou no processo de ensino-aprendizagem na escola. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a política da Formação Continuada de professores do Município de Fortaleza pós-pandemia da COVID-19 na prática de sala de aula a partir do olhar de formadores e professores. A investigação fundamentou-se na perspectiva de avaliação em profundidade, apresentando as dimensões de conteúdo, contexto, trajetória e territorialidade da política. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, classifica-se como exploratória e descritiva, tendo como método escolhido o estudo de caso. O lócus da pesquisa foram duas escolas do Ensino Fundamental dos anos iniciais do município de Fortaleza, situadas no distrito 5. O estudo teve como procedimento metodológico análise bibliográfica da literatura científica produzida, leis, decretos, documentos e pesquisa de campo com entrevista e observação não participantes nas duas escolas do distrito 5. Os resultados destacaram a importância da formação continuada na transformação pedagógica, mas ressaltaram a necessidade de alinhar as estratégias às demandas reais dos professores e estudantes, que hoje, nos pós pandemia são outras; inserção das tecnologias, metodologias ativas e aspectos socioemocionais. destacou-se especialmente a falta de correspondência entre o que é proposto nos documentos orientadores da formação e sua materialização na prática, considerou-se que os desafios pós pandemia como as questões socioemocionais influenciam significativamente na prática de sala de aula. A pesquisa sugere ainda que o sucesso da formação continuada depende de um engajamento mais profundo dos professores e da inclusão de estudos de caso e situações práticas nas formações. Por fim, ficou evidente que a resistência à mudança quanto ao uso de novas metodologias por parte de alguns professores, representar um obstáculo significativo para a eficácia das estratégias orientadas nos programas de formação continuada. A pesquisa pode contribuir para reflexões sobre políticas educacionais e práticas pedagógicas que possam atender melhor às necessidades dos alunos e dos professores em um contexto de rápida mudança e complexidade.
Abstract: The continuous professional development of teachers in Fortaleza's municipal network is a municipal public policy ensured by Ordinance No. 204/2014. This policy reaffirms the importance of teachers' work by promoting continuous training programs aimed at professional enhancement, recognition, and the improvement of the quality of municipal education. However, the COVID-19 pandemic in 2020 significantly impacted the teaching-learning process in schools. This study aims to evaluate the post-pandemic Continuous Professional Development policy for teachers in Fortaleza, focusing on classroom practices from the perspectives of trainers and teachers. The investigation is grounded in an in-depth evaluation approach, considering the dimensions of content, context, trajectory, and territoriality of the policy. The study adopts a qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives, and employs a case study method. The research is conducted in two elementary schools (early years) in District 5 of Fortaleza. Methodological procedures include a bibliographic analysis of scientific literature, laws, decrees, documents, and field research with interviews and non-participant observation in the two schools. The results highlight the importance of continuous professional development in pedagogical transformation, while also emphasizing the need to align strategies with the real demands of teachers and students. Notably, there is a discrepancy between the guidelines proposed in training documents and their practical implementation, with socio-emotional challenges significantly influencing classroom practices. Additionally, the study reveals that some teachers' resistance to change can significantly hinder the effectiveness of the continuous professional development strategies. This research contributes to reflections on educational policies and pedagogical practices that better address the needs of students and teachers in a rapidly changing and complex context
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77718
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1997554206190293
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8134214007877295
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rrsousa.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.