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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77595
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mendes, Francisca Raimunda Nogueira | - |
dc.contributor.author | Felix, Brenda Luiza Lobo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:49:09Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T17:49:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FELIX, Brenda Luiza Lobo. A identidade negra e a representação afrofuturista no filme Black is King. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design-Moda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77595 | - |
dc.description.abstract | Fashion, since its origin in the 14th century, has been a socially exclusionary phenomenon from the application of sumptuary laws by order of the clergy and nobility. However, with the change of these laws, it expanded and became a phenomenon of expression that covers social behaviors, manifestation of status and even the construction and maintenance of identities. To this end, we consider the emergence of Afrofuturism, a movement that seeks to create a fictional narrative in which the black community assumes protagonism, challenging stereotypes in order to propose an imaginative and inclusive future for this community using propositions correlated to the black movement as a strategy of resistance to racism. In order to bring closer the ties between Afrofuturism and fashion, we will analyze costumes, scenarios and clips present in Black Is King (2020), a musical film and visual album, directed, written and executive produced by the American singer Beyoncé. This work reflects on black identity and its roots, using fashion symbols to rescue black identity, promoting new perspectives of futures based on technological and aesthetic innovations. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A identidade negra e a representação afrofuturista no filme Black is King | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A moda, desde sua origem no século XIV, tem sido um fenômeno socialmente excludente a partir da aplicação das leis suntuárias por ordem do clero e da nobreza. No entanto, com a mudança dessas leis, ela se expandiu e se tornou um fenômeno a de expressão que abrange comportamentos sociais, manifestação de status e até mesmo a construção e manutenção de identidades. Para tanto consideramos o surgimento do Afrofuturismo, um movimento que busca criar uma narrativa ficcional na qual a comunidade negra assume protagonismo, desafiando estereótipos a fim de propor um futuro imaginativo e inclusivo para essa comunidade usufruindo de proposições correlatas ao movimento negro como estratégia de resistência ao racismo. Na intenção de aproximar os laços do afrofuturismo com a moda, analisaremos figurinos, cenários e clipes presentes em Black Is King (2020)3 , filme musical e álbum visual, dirigido, escrito e com produção executiva da cantora americana Beyoncé. Essa obra reflete acerca da identidade negra e suas raízes, utilizando os símbolos da moda para suscitar o resgate da identidade negra, promovendo novas perspectivas de futuros baseados em inovações tecnológicas e estéticas. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Moda | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Identidade Negra | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Afrofuturismo | pt_BR |
dc.subject.en | Fashion | pt_BR |
dc.subject.en | Blackness identity | pt_BR |
dc.subject.en | Afrofuturism | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9405702663951845 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6279132644504627 | pt_BR |
local.date.available | 2024-08-08 | - |
Aparece nas coleções: | DESIGN MODA - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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