Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77559
Tipo: TCC
Título: Representações culturais do espectro LGBTQIA+ na Todes Telecom: estudo de caso do uso de repertórios verbais e visuais lgbts para a segmentação mercadológica e a comunicação publicitária
Autor(es): Silva, Henrique Bezerra da
Orientador: Cordeiro Neto, Joaquim Francisco
Palavras-chave em português: Espectro LGBT;Estudos culturais;Regimes de representação;Segmentação mercadológica;Repertório e linguagem verbais e visuais;MVNO
Palavras-chave em inglês: LGBT spectrum;Cultural studies;Representation regimes;Marketing segmentation;Verbal and visual repertoire and language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Henrique Bezerra da. Representações culturais do espectro LGBTQIA+ na Todes Telecom: estudo de caso do uso de repertórios verbais e visuais LGBTs para a segmentação mercadológica e a comunicação publicitária. 2023. 160 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda). - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023
Resumo: A partir dos anos 1990, emergiu um mercado de ofertas dirigidas às pessoas LGBTQIA+. Com isso, desenvolveu-se uma publicidade dotada de repertórios semelhantes aos regimes de representação do público LGBT. Este trabalho tem por objetivo compreender como a empresa Todes Telecom faz uso de representações do espectro LGBTQIA+ para compor repertórios, elaborar mensagens e, finalmente, criar ofertas direcionadas ao segmento LGBT. Para tanto, desenvolve-se um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, tendo como unidade-caso a empresa, de modelo de negócio MVNO, que se posiciona como “a primeira operadora móvel virtual LGBTQIA+ do Brasil”. A pesquisa buscou, mediante uma abordagem culturalista, dar ênfase a variáveis que afetam o fenômeno das representações LGBTs na publicidade, são elas: o espectro LGBTQIA+; e a representação como processo e prática (HALL, 2016). Notou-se, a partir de exemplos do campo publicitário contemporâneo, que existe um conjunto de repertórios verbais e visuais LGBTs e que a Todes Telecom faz uso destes elementos culturais de representação em sua comunicação como uma característica essencial da empresa
Abstract: Since the 1990s, a market for LGBTQIA+ people has emerged. As a result, advertising has developed repertoires similar to the regimes of representation of LGBT audiences. This work aims to understand how the company Todes Telecom uses representations of the LGBTQIA+ spectrum to compose repertoires, develop messages and, finally, create offers for the LGBT segment. To achieve the objective, an exploratory and qualitative case study was developed, having as its object the MVNO business model company, which positions itself as “the first LGBTQIA+ virtual mobile operator in Brazil”. Through a culturalist approach, the research sought to emphasize the variables that affect the phenomenon of LGBT representations in advertising, namely: the LGBTQIA+ spectrum; and representation as a process and practice (HALL, 2016). It is concluded, based on examples from the contemporary advertising field, that there is a set of LGBTs verbal and visual repertoires and that Todes Telecom uses these cultural elements of representation in its communication as an essential characteristic of the company.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77559
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9282-9622
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0075395629291026
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_hbsilva.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.