Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGoldberg, Luciane Germano-
dc.contributor.authorBezerra, Josenaide Holanda-
dc.date.accessioned2024-08-06T16:58:24Z-
dc.date.available2024-08-06T16:58:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBEZERRA, Josenaide Holanda. "Respeite a minha arte": desenho e (auto)biografismo com crianças na educação infantil. 2024. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77553-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"Respeite a minha arte": desenho e (auto)biografismo com crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa parte das inquietações e observações de uma professora de escola pública e tem como objetivo geral compreender como a linguagem do desenho (Lowenfeld e Brittain, 1997; Meredieu, 2000; Derdyk, 2020, entre outras/os) pode contribuir para o processo (auto)biográfico das crianças da Educação Infantil, a fim de identificar como elas contam suas histórias de vida por meio do desenho. Caracteriza- se como uma pesquisa com crianças, valorizando-as como protagonistas de suas histórias, tendo como participantes quatro crianças do Infantil IV, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Fortaleza (CE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2002), cujo caminho metodológico escolhido foi a abordagem (auto)biográfica (Delory Momberger, 2008; Goldberg, 2016; Passeggi, 2014, 2021, entre outros/as). Compõe o corpus da pesquisa o conjunto dos registros fotográficos e das observações no diário de itinerância (Barbier, 2002); os desenhos elaborados e as narrativas orais das crianças. A produção de dados aconteceu em um “ateliê de artes”, criado dentro da própria escola, onde foram promovidos 8 encontros voltados para a produção das narrativas (auto)biográficas, oferecendo materiais de desenho e escuta-sensível (Barbier, 2002). A partir dessas narrativas, foi possível perceber aspectos importantes das histórias de vida das crianças, como a marcante presença dos conteúdos digitais na formação das mesmas, e que nós, educadores e cuidadores (famílias), devemos estar atentos sobre que conteúdos elas estão consumindo. Também foi possível constatar que esse espaço de escuta é importante para que as crianças possam se expressar, pois nos encontros elas falaram de si, de suas famílias, dos seus amigos, do seu cotidiano, seus sonhos, desejos, conflitos e até sobre seus silêncios. Dessa maneira, o desenho se mostra como importante via de acesso a suas narrativas de vida, desenvolvendo seu “(auto)biografismo” (Goldberg, 2019), suas narrativas autobiográficas desenhadas.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación se basa en las inquietudes y observaciones de una docente de escuela pública, y tiene como objetivo general comprender cómo el lenguaje del dibujo (Lowenfeld y Brittain, 1997; Meredieu, 2000; Derdyk, 2020, entre otros), puede contribuir al proceso (auto)biográfico de niños y niñas de la Educación Infantil, con el fin de identificar cómo cuentan sus historias de vida a través del dibujo. Se caracteriza por ser una investigación con niños, valorándolos como protagonistas de sus historias, con cuatro niños del nivel Infantil IV, como participantes, en un Centro de Educación Infantil (CEI) Red Municipal de Fortaleza (CE). Se trata de una investigación cualitativa (Minayo, 2002), cuyo camino metodológico elegido fue el enfoque (auto)biográfico (Delory Momberger, 2008; Goldberg, 2016; Passeggi, 2014, 2021, entre otros). El corpus de la investigación comprende el conjunto de registros fotográficos y observaciones del diario de itinerancia (Barbier, 2002); los dibujos realizados y las narrativas orales de los niños. La producción de datos se llevó a cabo en un “estudio de artes” creado dentro de la propia escuela, donde se realizaron 8 encuentros encaminados a producir narrativas (auto)biográficas, ofreciendo materiales de dibujo y escucha sensible (Barbier, 2002). A partir de estas narrativas fue posible percibir aspectos importantes de las historias de vida de los niños, como la marcada presencia de contenidos digitales en su formación, y que nosotros, educadores y cuidadores (familias), debemos ser conscientes de qué contenidos están consumiendo. También se pudo comprobar que este espacio de escucha es importante para que los niños se expresen, pues durante los encuentros hablaron de ellos mismos, de sus familias, de sus amigos, de su cotidianidad, de sus sueños, anhelos, conflictos y también de sus silencios. Por lo tanto, el dibujo es una forma importante de acceder a sus narrativas de vida, desarrollando su “(auto)biografía” (Goldberg, 2019), sus narrativas autobiográficas dibujadas.pt_BR
dc.subject.ptbrDesenho infantilpt_BR
dc.subject.ptbrNarrativas de vidapt_BR
dc.subject.ptbrAutobiografismopt_BR
dc.subject.ptbrEducação infantilpt_BR
dc.subject.ptbrEscola públicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1740840180373956pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9917247618926283pt_BR
local.date.available2024-05-30-
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_jhbezerra.pdf7,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.