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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77552
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cruz, Danielle Maia | - |
dc.contributor.author | Veras, Bruna de Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T16:50:41Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T16:50:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | VERAS, Bruna de Mesquita. Avaliação da capacitação de gestores na Universidade Federal do Ceará: um estudo sobre o desenvolvimento de competências na administração pública. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77552 | - |
dc.description.abstract | This study is a qualitative research on training actions aimed at public servants at federal higher education institutions and aims to evaluate the Managers Development Program at the Federal University of Ceará with a focus on the skills that the program intends to develop, the from the perspective of the institution's employees. Through In-Depth Assessment, we will seek to understand the historical and political context of implementation of the program, identify the competencies considered necessary for the exercise of management positions in the institution and investigate, from the perspective of the employees, the relevance from the skills worked on in the program to the needs of management. To obtain this data, a documentary research was carried out, in which the Civil Servant Positions and Careers Plan (law 11,091/05), decrees no 5,707/2006 and no 9,991/2019 and the program website were analyzed. Furthermore, in-depth interviews were carried out with the institution's managers and questionnaires were sent to all employees. The analysis of the material obtained was based on content analysis, using the Iramuteq program, from which the Similitude graph and the Descending Hierarchical Classification (CHD) graph were extracted. With this study, it was concluded that employees include, in the concept of competence, technical and behavioral aspects and relate competence to the delivery of results. Furthermore, for the subjects researched, the training of managers needs to have more emphasis on relational aspects, both because managers need to raise awareness and motivate the team, and because workers need a perspective that goes beyond the limits of technique. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da capacitação de gestores na Universidade Federal do Ceará: um estudo sobre o desenvolvimento de competências na administração pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa sobre as ações de capacitação voltadas para os servidores públicos das instituições federais de ensino superior e tem como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Gestores da Universidade Federal do Ceará com foco nas competências que o programa intenciona desenvolver, a partir da perspectiva dos servidores da instituição. Buscar-se-á, por meio da Avaliação em Profundidade, compreender o contexto histórico e político de implementação do programa, identificar as competências consideradas necessárias para o exercício dos cargos de gestão na instituição e investigar, a partir da perspectiva dos servidores, a pertinência das competências trabalhadas no programa às necessidades do exercício da gestão. Para obter esses dados, realizou-se uma pesquisa documental, na qual foram analisados o Plano de Cargos e Carreiras do Servidor (lei 11.091/05), os decretos no 5.707/2006 e no 9.991/2019 e o site do programa. Além disso, entrevistas em profundidade foram realizadas com gestores da instituição e questionários foram enviados para todos os servidores. A análise do material obtido foi feita com base na análise de conteúdo, utilizando-se do programa Iramuteq, de onde foram extraídos o gráfico de Similitude e o gráfico de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Com este estudo, concluiu-se que os servidores incluem, no conceito de competência, aspectos técnicos e comportamentais e relacionam competência à entrega de resultados. Além disso, para os sujeitos pesquisados, a capacitação das chefias precisa ter mais ênfase nos aspectos relacionais, tanto porque gestores precisam sensibilizar e motivar a equipe, quanto porque os trabalhadores precisam de um olhar que ultrapasse os limites da técnica. | pt_BR |
dc.title.en | Evaluation of the management training program in federal university of Ceará: a study on the development of skills in public administration | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação de políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Competências | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Capacitação de gestores | pt_BR |
dc.subject.en | Evaluation of public policies | pt_BR |
dc.subject.en | Skills | pt_BR |
dc.subject.en | Training of managers | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | pt_BR |
local.author.lattes | lattes.cnpq.br/2492335080166621 | pt_BR |
local.advisor.lattes | lattes.cnpq.br/2625425396891600 | pt_BR |
local.date.available | 2024-08-06 | - |
Aparece nas coleções: | PPGAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_dis_bmveras.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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