Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Silvia Helena Belmino-
dc.contributor.authorAlves, Raimundo Weuller dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-06T14:44:28Z-
dc.date.available2024-08-06T14:44:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALVES, Raimundo Weuller dos Santos. Caucaia: um jogo de tabuleiro sobre a cidade. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77544-
dc.description.abstractCities are constantly changing. Understanding their historical and social context helps in understanding the current situation. The objective of this work was the creation of a board game about the municipality of Caucaia, Ceará. For its development, authors Italo Calvino and Sandra Pesavento were mainly used to understand about cities, and Marcelo La Carreta, who teaches how to produce board games. A bibliographic research was carried out followed by the development of five proposals for games. They were presented to a group of people to evaluate the best game option. After the acceptance survey, we continued with the development of the product, creating a rules manual and applying playtests in order to evaluate and improve its gameplay. As a final product, we created the Caucaia game. It is suitable for people aged 10 years and over. It has 318 components, including: board, mepples, chips, tokens and cards. Matches have an average duration of 60 minutes. Developing a board game requires extensive work, but it can educate in a dynamic and fun way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaucaia: um jogo de tabuleiro sobre a cidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs cidades estão em constante transformações. Entender o contexto históricosocial delas auxilia na compreensão da atualidade. O objetivo deste trabalho foi a criação de um jogo de tabuleiro sobre o município de Caucaia, Ceará. Para seu desenvolvimento, usou-se principalmente os autores Italo Calvino e Sandra Pesavento para entender sobre cidades, e Marcelo La Carreta, que ensina como produzir jogos de tabuleiro. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica seguida do desenvolvimento de cinco propostas para jogos. Elas foram apresentadas a um grupo de pessoas para avaliar a melhor opção de jogo. Após a pesquisa de aceitação continuamos com o desenvolvimento do produto, criando um manual de regras e aplicando playtests no intuito de avaliar e melhorar sua jogabilidade. Como produto final, criamos o jogo Caucaia. Ele é indicado para pessoas com idade igual ou superior a 10 anos. Conta com 318 componentes, entre eles: tabuleiro, mepples, fichas, tokens e cartas. As partidas têm uma duração média de 60 minutos. O desenvolvimento de um jogo de tabuleiro requer trabalho extenso, mas pode educar de forma dinâmica e divertidapt_BR
dc.subject.ptbrJogos de tabuleiropt_BR
dc.subject.ptbrCidadept_BR
dc.subject.ptbrCaucaiapt_BR
dc.subject.enBoard gamespt_BR
dc.subject.enCitypt_BR
dc.subject.enCaucaiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6790741818900059pt_BR
local.date.available2024-08-06-
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_rwsalves.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.