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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77523
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas participativas de canais multimídia infantis no espaço digital |
Título em inglês: | Participatory practices of children's multimedia networks in the digital space |
Autor(es): | Cavalcante, João Everton Lima |
Orientador: | Sampaio, Inês Sílvia Vitorino |
Palavras-chave em português: | Infância;Conteúdos transmídia;Participação;Espaço digital;Canais multimídia |
Palavras-chave em inglês: | Childhood;Transmedia content;Participation;Digital space;Multimedia networks |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | CAVALCANTE, João Everton Lima. Práticas participativas de canais multimídia infantis no espaço digital. 2024. 206 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o uso do espaço digital por canais multimídia infantis na promoção de práticas participativas com crianças. Para isso, elaboramos um Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2001) em que analisamos conteúdos transmídia (FECHINE et al., 2013) produzidos por dois canais latino-americanos, Gloob (Brasil) e Eureka (Colômbia). O primeiro caso analisado foi um conjunto de conteúdos produzidos pelo canal privado Gloob durante a pandemia de Covid-19, sob a hashtag #GLOOBEMCASA. O segundo consistiu na análise do programa Mundo Eureka, cocriado e coproduzido pela equipe do canal público Eureka e seu grupo de assessores, composto por crianças e adolescentes. A identificação e análise das práticas participativas levaram em conta as três dimensões de participação midiática classificadas por Carpentier (2011), Acesso, Interação e Participação; e também os níveis de participação infantil elencados por Lansdown (2009), classificados como processos consultivos, processos colaborativos e processos autônomos. Como resultado, identificamos, na dimensão do Acesso, a presença de conteúdos gratuitos que fazem referência a conteúdos pagos; a utilização de plataformas digitais para a distribuição de conteúdos; e a possibilidade de uso de dispositivos móveis com baixa capacidade técnica para acessá-los. Na dimensão da Interação, foram realizadas consultas por meio de postagens e enquetes; jogos e desafios interativos; e o estímulo a brincadeiras que podem ser reproduzidas tanto online quanto offline. Na dimensão da Participação, identificamos a presença de práticas de cocriação e coprodução de programas; iniciativa de educação midiática para produção de conteúdos audiovisuais; e chamadas públicas para envio de obras de arte criadas pelas crianças através de sites. O estudo revelou, em ambos os casos, o emprego de estratégias transmídia de propagação, em que os conteúdos se retroalimentam em redes sociais e plataformas digitais; e de expansão, em que são produzidos conteúdos complementares à mídia principal, explorando diferentes formatos. Observamos, ainda, que os conteúdos transmídia têm sido utilizados como ferramenta publicitária na busca de impulsionar as audiências ao desejo de consumir conteúdos pagos. Pelo exposto, o estudo salienta a importância de acionar e reforçar mecanismos de proteção acerca dos dados pessoais e exposição das crianças nas plataformas digitais, levando em conta seus direitos e bem-estar em relação ao espaço digital (LIVINGSTONE, 2016; ONU, 2021). |
Abstract: | This research investigated the use of the digital space by children's multimedia networks in promoting participatory practices with children. To achieve this, we developed a Multiple Case Study (YIN, 2001), in which we analyzed transmedia content (FECHINE et al., 2013) produced by two Latin American networks, Gloob (Brazil) and Eureka (Colombia). The first case analyzed was a set of content produced by the private network Gloob during the Covid-19 pandemic, under the hashtag #GLOOBEMCASA. The second one consisted of analyzing the program Mundo Eureka, co-created and co-produced by the team from the public network Eureka and its group of advisors, composed of children and teenagers. The identification and analysis of participatory practices took into account the three dimensions of media participation classified by Carpentier (2011), Access, Interaction and Participation; and also the levels of child participation listed by Lansdown (2009), classified as consultative processes, collaborative processes and child-led processes. As a result, we identified, in the Access dimension, the presence of free content that makes reference to paid content; the use of digital platforms to distribute content; and the possibility of using mobile devices with low technical capacity to access them. In the Interaction dimension, they presented consultations through posts and polls; interactive games and challenges; and games that can be played both online and offline. In the Participation dimension, we identified the presence of practices of co-creation and co-production of programs; a media education initiative for the production of audiovisual content; and public calls for submissions of works of art created by children through websites. The study revealed, in both cases, the use of transmedia strategies of propagation, in which content reference themselves in social media and digital platforms; and expansion, in which complementary content is produced to the main media, exploring different formats. We also noted that transmedia content has been used as an advertising tool in the attempt to encourage audiences in the desire of consumption related to paid content. Based on the above, the study highlights the importance of activating and reinforcing protection mechanisms regarding personal data and children's exposure on digital platforms, taking into account their rights and well-being in relation to the digital space (LIVINGSTONE, 2016; ONU, 2021). |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77523 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0008-1513-6126 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1435993274404386 |
ORCID do Orientador: | http://orcid.org/0000-0001-7507-4053 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2277124466176094 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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