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dc.contributor.advisorRodrigues, Romulo do Nascimento-
dc.contributor.authorSilva, Antonio Werberton Lopes da-
dc.date.accessioned2024-08-01T18:43:31Z-
dc.date.available2024-08-01T18:43:31Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Werberton Lopes da. Estudo da viabilidade de simulação assistida para dirimir vibração, ruído e aspereza veicular: nvh diagnose auxiliada por computador. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77480-
dc.description.abstractThe 20th century accompanied the introduction of automobile sales, in addition to the growing potential of automotive engineering in designing means of transport that contributed positively to development and social progress. However, in post-modernity, areas such as vehicular aeroacoustics and sonic have failed to promote mechanisms, whether manual or digital, that would control and attenuate the recurrence of structural noise and vibration in commercialized automobiles. In this article we perform a new approach for NVH (Noise, Vibration and Harshness) diagnosis based on the use of software to reduce costs and optimize the time required to perform the NVH diagnosis. Unlike other works based on this field, since this approach highlights the study of the feasibility of computer-aided simulation in an attempt to guarantee a more accurate and financially accessible technical diagnosis by industries that benefit from this CAE (Computed-Aided Engineering) technology, and to evaluate the legal norms related to NVH and its applications in the automotive industry. The methodology adopted to carry out the study of this viability consists of a qualitative analysis through an interrogation survey of a universe of 200 people, in addition to a quantitative approach based on a financial quotation of the operating costs arising from the acquisition of equipment to carry out the NVH simulation . The results show that the implementation of computer-assisted simulation certainly corroborates the diagnosis of possible failures in terms of vehicle acoustics that the car may present, and that in the long term, from a business perspective, the use of software to assist in the NVH diagnosis configures as an alternative to improve the user experience and robustness in engineering.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade de simulação assistida para dirimir vibração, ruído e aspereza veicular: nvh diagnose auxiliada por computadorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO século XX acompanhou em seu bojo, a introdução da comercialização de automóveis, além do crescente potencial da engenharia automotiva em projetar meios de transportes que contribuíram positivamente para o desenvolvimento e progresso social. Todavia, na pósmodernidade áreas como a aeroacústica veicular e sônica tem falhado na promoção de mecanismos, sejam eles manuais ou digitais, que controlassem e atenuassem a reincidência de ruídos e vibração estruturais nos automóveis comercializados. Neste trabalho foi realizado uma nova abordagem para diagnose NVH (Noise, Vibration and Harshness) baseada na utilização de softwares para atenuar custos e otimizar o tempo requerido para a execução do diagnóstico NVH. Diferente de outros trabalhos fundamentados nesse campo, uma vez que essa abordagem destaca o estudo da viabilidade da simulação auxiliada por computador na tentativa de garantir um diagnóstico técnico mais acurado e financeiramente acessível pelas indústrias que usufruem dessa tecnologia CAE (Computed-Aided Engineering), além de avaliar as normas legais relacionadas a NVH e suas aplicações na indústria automotiva. A metodologia adotada para realizar o estudo dessa viabilidade consiste em uma análise qualitativa através de uma pesquisa interrogatória de um universo de 200 pessoas, além de uma abordagem quantitativa a partir de uma cotação financeira dos custos operacionais advindos da aquisição dos equipamentos para realizar a simulação NVH. Os resultados mostram que a implementação da simulação assistida por computador corrobora seguramente para o diagnosticar eventuais falhas no tocante a acústica veicular que o automóvel venha apresentar, e que a longo prazo, sob uma perspectiva empresarial, o uso de softwares para auxiliar na diagnose NVH configura-se como uma alternativa para melhorar a experiência do usuário e robustez na engenharia.pt_BR
dc.subject.ptbrRuídopt_BR
dc.subject.ptbrAeroacústica veicularpt_BR
dc.subject.ptbrMecanismospt_BR
dc.subject.enNoisept_BR
dc.subject.enVehicular aeroacousticspt_BR
dc.subject.enMechanismspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS:: Engenharia Mecânicapt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7291622610749590pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9614082861655025pt_BR
local.date.available2022-11-29-
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