Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77430
Tipo: Dissertação
Título: Formação em psicologia para a atuação profissional em Políticas Públicas de Saúde: uma análise dos cursos de graduação das Universidades Públicas do Ceará
Autor(es): Bezerra, Rebeca Paiva
Orientador: Maia, Rodrigo da Silva
Palavras-chave em português: Formação;;Psicologia;;Políticas Públicas;;Saúde;;Pesquisa Documental.
Palavras-chave em inglês: Training;;Psychology;;Public policy;;Health;;Documentary Research.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: BEZERRA, Rebeca Paiva. Formação em psicologia para a atuação profissional em Políticas Públicas de Saúde: uma análise dos cursos de graduação das Universidades Públicas do Ceará. 2024. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.
Resumo: O ensino das competências que cabem ao trabalho no campo das políticas públicas em saúde é imprescindível no processo de formação em psicologia, tendo em vista que os serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) concentram parte significativa das contratações de psicólogos. Com isso, foi percebida a importância de avaliar como os cursos de psicologia organizam suas estruturas curriculares no que compete à trajetória formativa do ensino superior, analisando como esses documentos abordam habilidades importantes para a atuação do(a) psicólogo(a) nas políticas públicas de saúde. Para isso, foi realizada a produção de uma análise documental baseada na investigação das propriedades da formação em psicologia no estado do Ceará, fazendo um recorte de como as universidades públicas do estado trabalham a preparação profissional em políticas públicas de saúde, com o objetivo de avaliar o processo formativo em psicologia nessas instituições no que diz respeito à atuação profissional nesse campo. Desse modo, recorreu-se à uma observação aprofundada sobre a organização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos três cursos que são ofertados nas instituições de ensino público do estado, sendo elas: Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Fortaleza e Sobral e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para fundamentar essa análise, foi feita uma leitura das cartilhas de Referências Técnicas do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e a partir dos direcionamentos relacionados ao trabalho do psicólogo em diferentes políticas públicas de saúde contidos nesses documentos, foi possível agrupar informações pertinentes que puderam ser compreendidas em temas centrais que orientam a atuação do psicólogo nesse campo. Com os resultados desse estudo, foi possível reunir elementos significativos sobre o ensino público do Ceará em psicologia e políticas públicas de saúde, pontuando algumas potencialidades e lacunas identificadas nas grades curriculares e desenvolvendo, como produto técnico, um guia de avaliação da adequação de PPCs para a formação do psicólogo(a) em políticas públicas de saúde. Esse mecanismo poderá servir como auxílio para que Núcleos Docente Estruturantes (NDEs) dos cursos de psicologia tenham orientações seguras acerca das competências que um currículo deve abordar sobre a formação do psicólogo(a) para o trabalho nesse campo, podendo auxiliar no processo de construção de um PPC ou na reavaliação de estruturas curriculares já existentes.
Abstract: Teaching the skills required for work in the field of public health policies is essential in the psychology training process, given that services linked to the Unified Health System (SUS) account for a significant portion of psychologists being hired. With this, the importance of evaluating how psychology courses organize their curricular structures in relation to the formative trajectory of higher education was perceived, analyzing how these documents address important skills for the role of psychologists in public health policies. health. To this end, a documentary analysis was produced based on the investigation of the properties of training in psychology in the state of Ceará, making an overview of how the state's public universities work on professional preparation in public health policies. In this way, an in-depth observation was made on the organization of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of the three courses that are offered in public education institutions in the state, namely: Federal University of Ceará (UFC) Campus Fortaleza and Sobral and State University of Ceará (UECE). To support this analysis, the Technical Reference booklets from the Technical Reference Center for Psychology and Public Policies (CREPOP) were read and, based on the directions related to the psychologist's work in different public health policies contained in these documents, it was possible to group pertinent information that could be understood in central themes that guide the psychologist's work in this field. With the results of this study, it was possible to gather significant elements about public education in Ceará in psychology and public health policies, highlighting some potentialities and gaps identified in the curriculum and developing, as a technical product, a guide for evaluating the suitability of PPCs for the training of psychologists in public health policies. This mechanism could serve as an aid so that Structuring Teaching Nuclei (NDEs) of psychology courses have safe guidance on the skills that a curriculum should address regarding the training of psychologists for work in this field, and can assist in the process of building a PPC or in the reevaluation of existing curricular structures.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77430
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0225025186484977
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8400-058X
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1734687878822841
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rpbezerra.pdf433,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.