Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77394
Tipo: | Dissertação |
Título: | A compreensão de recursos multissemióticos no gênero charge por turmas do 8º ano do ensino fundamental. |
Título em inglês: | The understanding of multisemiotic resources in the charge genre by 8th year elementary school classes. |
Autor(es): | Dantas, Francisco Danilo Costa |
Orientador: | Silva, Meire Celedônio da |
Palavras-chave em português: | Recursos multissemióticos;Interacionismo sociodiscursivo;Charge;Argumentação |
Palavras-chave em inglês: | Multisemiotic resources;Sociodiscursive interactionism;Cartoon;Argumentation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | DANTAS, Francisco Danilo Costa. A compreensão de recursos multissemióticos no gênero charge por turmas do 8º ano do ensino fundamental. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, almeja contribuir para o ensino e a aprendizagem de recursos multissemióticos e para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004), por meio de atividades de leitura do gênero charge nas aulas de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental. Pretende-se, pois, ampliar os conhecimentos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental a partir de atividades reflexivas e contextualizadas voltadas para o gênero charge. A fim de concluir esse intento, apresentar-se-á um de caderno de atividades (dividido em 4 módulos) que orientem os docentes e os discentes, com base no quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999), com foco no contexto de produção. Além disso, valer-se-á também das colaborações da gramática do design visual – GDV (KRESS E VAN LEUWEEN, 1996) com o fito de auxiliar e aprimorar a compreensão dos textos multissemióticos. É importante mencionar que este trabalho se propõe a fomentar, por meio do dispositivo educacional, aula interacionista, a leitura proficiente (e consequentemente, ampliação do conhecimento de mundo), a criticidade dos estudantes enquanto cidadãos atuantes em sociedade. Ainda será levada em consideração a necessidade de atividades educacionais (leitura, oralidade e escrita, também com vistas à análise semiótica) que visem à melhoria em relação à habilidade argumentativa dos estudantes para o desenvolvimento pleno de interação no meio social. AMOSSY (2017; 2020), será outro aporte teórico, pois a autora discorre sobre a argumentação, ao apontar um quadro em que os envolvidos agem um sobre o outro dentro de uma interação. |
Abstract: | This research, of a qualitative nature, aims to contribute to the teaching and learning of multisemiotic resources and to the development of language skills (DOLZ AND SCHNEUWLY, 2004), through reading activities of the cartoon genre in Portuguese language classes at the 8th year of elementary school. The aim is, therefore, to expand the knowledge of students in the 8th year of elementary school through reflective and contextualized activities focused on the cartoon genre. In order to complete this intention, an activity book will be presented (divided into 4 modules) that guide teachers and students, based on the theoretical framework of sociodiscursive interactionism - ISD (BRONCKART, 1999), focusing on the production context. In addition, it will also make use of the collaborations of the grammar of visual design – GDV (KRESS AND VAN LEUWEEN, 1996) in order to assist and improve the understanding of multisemiotic texts. It is important to mention that this work aims to encourage, through the educational device, interactionist classes, proficient reading (and consequently, expansion of knowledge of the world), the criticality of students as active citizens in society. The need for educational activities (reading, speaking and writing, also with a view to semiotic analysis) that aim to improve students' argumentative skills for the full development of interaction in the social environment will also be taken into consideration. AMOSSY (2017; 2020), will be another theoretical contribution, as the author discusses argumentation, pointing out a situation in which those involved act on each other within an interaction. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77394 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8788140871568043 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-5340-8892 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9374703523442818 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_fdcdantas.pdf | 13,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.