Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingos, Luís Tomás-
dc.contributor.authorPaiva, Maria Estelisa Ramos da Costa-
dc.date.accessioned2024-07-24T19:59:45Z-
dc.date.available2024-07-24T19:59:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPAIVA, Maria Estelisa Ramos da Costa. Fatores que influenciam na aprendizagem escolar do aluno, na visão da família e da sociedade com as perspectivas da escola de tempo integral: desafios e possibilidades. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77361-
dc.description.abstractFull-time education has been presented in today's society as a public policy of great relevance and an essential instrument of action, a way of alleviating social inequalities through expanded learning. The research evaluates the Public Educational Policy for full-time education in schools in the municipality of Maracanaú-Ce, presenting a discussion on the factors that influence the academic learning of students at the Full-Time School (Ferreira, 2015; Jacomeli, 2010). By exposing some policy concepts, we present the format of public policies in Brazil, from its origins to the present day (Silva, 2016; Bacelar, 2003). Social policies must work to combat poverty, inequality, income generation, encouraging social interaction and the well being of society (Saviani, 2008; 2011; Fonseca; Fagnani, 2023). In this research, with a qualitative approach, we aim to evaluate how the Public Policy for Full-Time Education can contribute to the learning of children and adolescents in the municipality of Maracanaú. In the study, our methodological procedure was documentary analysis, such as Laws, Decrees, Pedagogical Political Projects, academic productions on the subject and semi-structured interviews with managers, parents and teachers from two full-time schools in the city of Maracanaú. To this end, the in-depth assessment based on Rodrigues (2008, 2016) and Gussi; Oliveira (2016) outlined the evaluative perspective of the research. The data collected in the field regarding the factors that influence learning made it possible to identify several factors that function as a chain of problems that expand, causing many gaps in various areas of society, especially in education. In relation to teachers, it was possible to conclude that a very important factor is the training of teachers, managers and employees in the implementation of full-time schools, which needs to be thought of concomitantly with a conception of integral education, covering the way in which work, with a view to expanding meaningful and emancipatory learning opportunities for students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFatores que influenciam na aprendizagem escolar do aluno, na visão da família e da sociedade com as perspectivas da escola de tempo integral: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação em tempo integral tem se apresentado na sociedade atual como uma política pública de grande relevância e instrumento essencial de ação, uma forma de amenizar as desigualdades sociais, através de uma aprendizagem ampliada. A pesquisa avalia a Política Pública Educacional de Educação de tempo integral nas escolas do município de Maracanaú-Ce, apresentando uma discussão sobre os fatores que influenciam a aprendizagem escolar dos alunos da Escola de Tempo Integral (Ferreira, 2015; Jacomeli, 2010). Com a exposição de alguns conceitos de políticas, apresentamos o formato das políticas públicas no Brasil, desde sua origem até os dias atuais (Silva, 2016; Bacelar, 2003). As políticas sociais devem trabalhar no combate à pobreza, à desigualdade, na geração de renda, incentivando a interação social e o bem-estar da sociedade (Saviani, 2008; 2011; Fonseca; Fagnani, 2013). Na presente pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivamos avaliar como a Política Pública de Educação de Tempo Integral pode contribuir para a aprendizagem de crianças e adolescentes no município de Maracanaú. No estudo tivemos como procedimento metodológico análises documentais, como Leis, Decretos, Projetos Políticos Pedagógicos, produções acadêmicas sobre a temática e entrevistas semiestruturadas com gestores, pais e professores de duas escolas de tempo integral do município de Maracanaú. Para tal, a avaliação em profundidade a partir de Rodrigues (2008, 2016) e Gussi; Oliveira (2016) balizou a perspectiva avaliativa da pesquisa. Os dados coletados em campo no que diz respeito aos fatores que influenciam na aprendizagem, foi possível identificarmos diversos fatores que funcionam como uma cadeia de problemas que vão se expandindo causando muitas lacunas em vários âmbitos da sociedade, especialmente na educação. Em relação aos professores, foi possível chegar à conclusão que um fator importantíssimo é a formação de docentes, gestores e funcionários na implantação da escola em tempo integral, que precisa ser pensada de forma concomitante com uma concepção de educação integral, abrangendo a forma de como trabalhar, tendo em vista a ampliação de oportunidades de aprendizagens significativas e emancipadoras para os estudantes.pt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas educacionaispt_BR
dc.subject.ptbrEducação integralpt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrMaracanaúpt_BR
dc.subject.enEducational policiespt_BR
dc.subject.enComprehensive educationpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enMaracanaúpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3093151839755836pt_BR
local.date.available2024-07-24-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_mercpaiva.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.