Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77327
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação do Programa de Autonomia Escolar a partir da participação dos conselhos escolares do município de Maracanaú-CE |
Autor(es): | Jales, Francisca Ticiane Gondim da Costa |
Orientador: | Braz, Milena Marcintha Alves |
Palavras-chave em português: | Conselhos escolares;Políticas educacionais;Avaliação;Programa de Autonomia Escolar |
Palavras-chave em inglês: | School councils;Educational policies;Evaluation;Autonomia Escolar Program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | JALES, Francisca Ticiane Gondim da Costa. Avaliação do Programa de Autonomia Escolar a partir da participação dos conselhos escolares do município de Maracanaú-CE. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho resulta da proposta de Avaliação do Programa de Autonomia Escolar a partir da participação dos conselhos escolares do município de Maracanaú - CE. O Programa de Autonomia Escolar é uma política educacional que busca fortalecer a gestão das escolas, concedendo-lhes maior autonomia na tomada de decisões administrativas e pedagógicas, visando a melhoria da qualidade da educação. Assim, este trabalho de natureza qualitativa teve como objetivo geral avaliar o Programa de Autonomia Escolar a partir da análise da participacação dos conselhos escolares do município de Maracanaú – CE, tendo os seguintes objetivos específicos: I) analisar a trajetória institucional do Programa Autonomia Escolar do muncícipio de Macaranaú; II) Compreender o papel e a função do Conselho Escolar dentro das Unidades Executadoras; e III) Investigar o processo de execução finaceira do Programa de Autonomia Escolar sob as deliberações do Conselho Escolar. Para tanto, seguiu-se a perspectiva da Avaliação em Profundidade por Rodrigues (2016), com ênfase em três dos seus eixos, quais sejam: trajetória/temporalidade, conteúdo e espectro territorial/temporalidade. Nesse sentido, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental e decampo. A pesquisa de campo foi conduzida no município de Maracanaú, localizado na região metropolitana de Fortaleza/Ceará, através de entrevistas semiestruturadas, alcançando-se a participação de quinze sujeitos vinculados aos conselhoes escolares das seis regiões de Maracanaú-CE. A análise dos dados teve como orientação a técnica de análise de conteúdo,de Bardin (2016). Os resultados revelam avanços significativos na autonomia escolar e na qualidade da educação em Maracanaú após a implementação do Programa de Autonomia Escolar. No entanto, persistem desafios a serem enfrentados e áreas a serem aprimoradas, exigindo um processo contínuo de avaliação e aprimoramento do programa. Além disso, a análise do papel dos conselhos escolares nas Unidades Executoras destaca sua importância fundamental na gestão democrática das escolas, embora também revele desafios e complexidades em seu funcionamento. A participação ativa e informada dos conselheiros é crucial para garantir uma gestão transparente e responsável dos recursos destinados à educação, promovendo o desenvolvimento e o sucesso da escola. |
Abstract: | This paper is the result of a proposal to evaluate the School Autonomy Program based on the participation of school councils in the municipality of Maracanaú - CE. The School Autonomy Program is an educational policy that seeks to strengthen the management of schools, granting them greater autonomy in making administrative and pedagogical decisions,with a view to improving the quality of education. The general objective of this qualitativestudy was to evaluate the School Autonomy Program based on the participation of the school councils in the municipality of Maracanaú - CE, with the following specific objectives: I) to analyze the institutional trajectory of the School Autonomy Program in the municipality of Macaranaú; II) to understand the role and function of the School Council within the Executing Units; and III) to investigate the process of financial execution of the School Autonomy Program under the deliberations of the School Council. To this end, we followed the perspective of the In-Depth Evaluation by Rodrigues (2016), with emphasis on three of its axes, namely: trajectory/temporality, content and territorial spectrum/temporality. Bibliographical, documentary and field research were used. The field research was conducted in the municipality of Maracanaú, located in the metropolitan region of Fortaleza/Ceará, through semi-structured interviews, reaching the participation of fifteen subjects linked to the school councils of the six regions of Maracanaú-CE. Data analysis was guided by Bardin's (2016) content analysis technique.The results reveal significant advances in school autonomy and the quality of education in Maracanaú after the implementation of the School Autonomy Program.However, there are still challenges to be faced and areas to be improved, requiring a continuous process of evaluation and improvement of the program.Furthermore, the analysis of the role of the school councils in the Executive Units highlights their fundamental importance in the democratic management of schools, although it also reveals challenges and complexities in their operation.The active and informed participation of council members is crucial to guaranteeing transparent and responsible management of the resources allocated to education, promoting the development and success of the school. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77327 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1462998335310020 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_ftgcjales.pdf | 505,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.