Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ítalo Mendes da Silva | - |
dc.contributor.author | Mota, Lucas Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T20:19:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T20:19:57Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Lucas Lima. Do conceito à interpretação da prática: explorando o uso de Role-Play para ensinar os fundamentos de DevOps. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2024. Disponível em: Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77289 | - |
dc.description.abstract | In order to alleviate the problem of excessively expository classes in the teaching of Software Engineering (SE), many professors explore the use of active methodologies, including RolePlay (RP). In short, RP allows students to interpret specific roles within a context, promoting construction through a practical, collaborative and critical experience. However, it appears that, despite being prominent, this method has not yet been explored in the context of DevOps, an area that is quite important and used in the context of SE. Given this opportunity, this work aims to investigate the experiences and perceptions of undergraduate students regarding the adoption of a RP based teaching model for learning DevOps. From a methodological point of view, this research is framed within an empirical, experimental, and descriptive perspective. For data collection, structured questionnaires and participant observation were used with three different groups of students, totaling a sample of 30 people. Data analysis explored the use of descriptive statistics and Thematic Content Analysis. In terms of results, it was found that 93.3% of participants agreed that RP dynamics was an appropriate teaching method. Furthermore, 93.3% of students also agreed that the RP dynamics contributed to learning. Qualitative results also evoked positive evidence about the experience, especially as a result of cooperative learning and adoption of industry tools. In terms of contribution to academia, the proposed model based on RP offers a rich opportunity for students to experience real situations that adhere to the demands of the job market. In turn, for the industry, the use of RP promotes interaction and collaboration for students, as well as experience in situations analogous to reality, thus forming more prepared professionals from a social and technical point of view. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do conceito à interpretação da prática: explorando o uso de Role-Play para ensinar os fundamentos de DevOps | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Araújo, Allysson Allex de Paula | - |
dc.description.abstract-ptbr | A fim de amenizar a problemática de aulas demasiadamente expositivas no ensino de Engenharia de Software (ES), muitos docentes exploram o uso de metodologias ativas, entre elas o Role-Play (RP). Em suma, RP proporciona que estudantes interpretem papéis específicos dentro de um contexto, promovendo a construção por meio de uma experiência prática, colaborativa e crítica. Todavia, verifica-se que, apesar de proeminente, tal metodologia ainda não foi explorada no contexto de DevOps, área esta bastante importante e utilizada no contexto de ES. Diante dessa oportunidade, o presente trabalho tem como objetivo investigar as experiências e percepções de estudantes de graduação quanto a adoção de um modelo de ensino baseado em RP para aprendizado de DevOps. Sob o ponto de vista metodológico, enquadra-se esta pesquisa em uma perspectiva empírica, experimental e descritiva. Para coleta de dados, utilizou-se questionários estruturados e observação-participante com três turmas distintas de discentes, totalizando uma amostra de 30 pessoas. A análise de dados explorou o uso de estatística descritiva e Análise Temática de Conteúdo. Em termos de resultados, verificou-se que, 93,3% dos participantes concordaram que a dinâmica de RP foi um método de ensino adequado. Além disso, 93,3% dos alunos também concordaram que a dinâmica de RP contribuiu para a aprendizagem. Resultados qualitativos também evocaram evidências positivas sobre a experiência vivenciada, especialmente em decorrência da aprendizagem cooperativa e adoção de ferramentas da indústria. Em termos de contribuição para academia, o modelo proposto baseado em RP oferece uma oportuniza rica para estudantes vivenciarem situações reais aderentes à demandas do mercado de trabalho. Por sua vez, para a indústria, tem-se que o usufruto de RP promove a interação e colaboração aos estudantes, bem como a vivência em situações análogas à realidade, formando assim, profissionais mais preparados sob o ponto de vista social e técnico. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Role-Play | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Engenharia de Software | pt_BR |
dc.subject.ptbr | DevOps | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_llmota.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.