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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77260
Tipo: | Dissertação |
Título: | Para além do tempo: avaliação em profundidade do programa no contraturno escolar das escolas municipais do distrito da Pajuçara no Município de Maracanaú (Ceará) |
Autor(es): | Silva, Mirely Ribeiro Lopes |
Orientador: | Soares, Maria de Nazaré Moraes |
Palavras-chave em português: | Abordagem intersetorial;Desigualdades socioeducativas;Educação integral;Educação de tempo integral;Políticas públicas educacionais;Promoção da cidadania |
Palavras-chave em espanhol: | Enfoque intersectorial;Desigualdades socioeducativas;Educación integral;Educación de tiempo integral;Políticas públicas educativas;Promoción de la ciudadanía |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SILVA, Mirely Ribeiro Lopes. Para além do tempo: avaliação em profundidade do programa no contraturno escolar das escolas municipais do distrito da Pajuçara no Município de Maracanaú (Ceará). 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | No contexto de expansão da política de educação integral (El) e educação de tempo integral (E11) no Brasil, se faz necessário pensar as concepções e objetivos dos programas no contraturo escolar e sobre suas práticas executadas. A temática vem revelando a necessidade de aumentar o tempo escolar que garanta a formação integral, a promoção da cidadania e a redução das desigualdades nas oportunidades educacionais e sociais dos educandos, com a colaboração de ações intersetoriais (Cavaliere, 2012, 2014; Coelho, 2009, 2016; Gadotti, 2009; Moll, 2012, 2013, 201S; Parente, 2016, 2018, 2021). Neste sentido, propõe-se uma pesquisa avaliativa com um enfoque contra-hegemônico que tem o objetivo geral de avaliar o"Programa de Desenvolvimento das Atividades no Contraturo Escolar (PDACE)" nas escolas municipais do distrito da Pajuçara, no município de Maracanaú (Ceará)", à luz da avaliação em profundidade de Rodrigues (2008), nas dimensões de conteúdo, contexto. trajetória, temporalidade e territorialidade da política. Esta pesquisa se justifica, visto que não foram identificadas pesquisas na temática e em específico no distrito da Pajuçara, do município de Maracanaú (Ceará), a partir da abordagem da avaliação em profundidade. A pesquisa teve natureza qualitativa, quanto aos objetivos a pesquisa se caracterizou como exploratória e descritiva (Gil, 2008). Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas como: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas(Minayo: Deslandes; Gomes, 2009). A análise dos dados coletados foi realizada a partir da análise documental e análise de discurso (Rodrigues, 2008; Orlandi, 2009). Os resultados indicam os seguintes achados: (i) o PDACE se apresenta com mais efetividade como uma estratégia indutora de ETI existindo espaço limitado para o desenvolvimento da integralidade do aluno: ii) há ausência de estratégias intersetoriais na formulação, implantação e execução do PDACE; (II) o PDACE favorece na diminuição das desigualdades educacionais e da vulnerabilidade social dos alunos; (iv) o PDACE contribui na construção da cidadania dos alunos, sendo reconhecido por todos os participantes da pesquisa como relevante para a comunidade escolar. |
Resumen: | En el contexto de la expansión de la política de educación integral (EL) y educación de tiempo integral (ETD) en Brasil, es necesario considerar las concepciones y objetivos de los programas en el contraturo escolar y sobre sus prácticas ejecutadas. La temática revela la necesidad de aumentar el tiempo escolar que garantice la formación integral, la promoción de la ciudadanía y la reducción de las desigualdades en las oportunidades educativas y sociales de los estudiantes, con la colaboración de acciones intersectoriales (Cavaliere, 2012, 2014;Coelho, 2009, 2016; Gadotti, 2009; Moll, 2012, 2013, 2015; Parente, 2016, 2018, 2021). En este sentido, se propone una investigación evaluativa con un enfoque contra-hegemónico que tiene el objetivo general de evaluar el "Programa de Desarrollo de Actividades en el Contraturno Escolar (PDACE)" en las escuelas municipales del distrito de Pajuçara, en el municipio de Maracanaú (Ceará)", a la luz de la evaluación en profundidad de Rodrigues (2008), en las dimensiones de contenido, contexto, trayectoria, temporalidad y territorialidad de la política. Esta investigación se justifica, dado que no se han identificado investigaciones sobre la temática y específicamente en el distrito de Pajuçara, del municipio de Maracanaú(Ceará), a partir del enfoque de la evaluación en profundidad. La investigación tuvo una naturaleza cualitativa, y en cuanto a los objetivos, se caracterizó como exploratoria y descriptiva (Gil, 2008). Para la recolección de datos se utilizaron técnicas como: investigación bibliográfica y documental, aplicación de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas (Minayo; Deslandes; Gomes, 2009). El análisis de los datos recolectados se realizó a partir del análisis documental y análisis del discurso (Rodrigues, 2008; Orlandi, 2009). Los resultados indican los siguientes hallazgos: (i) el PDACE se presenta con más efectividad como una estrategia inductora de educación de tiempo integral, existiendo un espacio limitado para el desarrollo de la integralidad del alumno; (ii) hay ausencia de estrategias intersectoriales en la formulación, implantación y ejecución del PDACE; (iii) el PDACE favorece la disminución de las desigualdades educativas y de la vulnerabilidad social de los alumnos: (iv) el PDACE contribuye a la construcción de la ciudadanía de los alumnos, siendo reconocido por todos los participantes de la investigación como relevante para la comunidad escolar. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77260 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2877024069773871 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3073541276192824 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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