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Tipo: Dissertação
Título: Literatura Afrofuturista: Identidade Negra Feminina nos Romances Kindred, de Octavia E. Butler e The Underground Railroad, de Colson Whitehead
Autor(es): Santos, Gisele Sousa
Orientador: Muller, Fernanda Suely
Palavras-chave em português: Identidade negra;Afrofuturismo;Literatura comparada
Palavras-chave em inglês: Black identity;Afrofuturism;Comparative literature
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Gisele Sousa. Literatura Afrofuturista: Identidade Negra Feminina nos Romances Kindred, de Octavia E. Butler e The Underground Railroad, de Colson Whitehead. Orientadora: Fernanda Suely Muller. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Para falar sobre identidade negra na literatura, mais especificamente em literaturas afrofuturistas é exigido um exercício de pensar a história, sociedade e o mercado editorial. O Afrofuturismo nasceu como uma classificação para histórias de ficção especulativa de autoria negra nos Estados Unidos no final do século XX, mas se transformou em um movimento muito maior. Hoje ele representa toda uma luta contra o memoricídio da cultura negra e africana, através da fabulação de futuros, presentes e passados que tratam da presença negra na história mundial. A compreensão e exploração do Afrofuturismo evocam a reflexão sobre os modos não convencionais de perceber o tempo, a história e o progresso. A partir disso, dedicaremos nossa análise às protagonistas de duas narrativas contemporâneas afrofuturistas, que revisitam episódios do passado da população negra, Kindred (1979) de Octavia Butler e The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade (2017) de Colson Whitehead. Nosso objetivo é compreender como a identidade negra feminina se estabelece nessas personagens, explorando a construção dessa identidade e examinando como as protagonistas configuram seus aspectos em suas trajetórias.
Abstract: To discuss black identity in literature, more specifically in Afrofuturist literature, requires an exercise in considering history, society, and the publishing market. Afrofuturism was born as a classification for speculative fiction stories by black authors in the United States at the end of the 20th century, but it has grown into a much larger movement. Today it represents an entire struggle against the memoricide of black and African culture, through the fabrication of futures, presents and pasts that deal with the black presence in world History. Understanding and exploring Afrofuturism evokes reflection on unconventional approaches to time, history, and progress. From this perspective, we will dedicate our analysis to the protagonists of two contemporary Afrofuturist narratives that revisit episodes from the black population's past, Kindred (1979) by Octavia Butler and The Underground Railroad (2016) by Colson Whitehead. Our aim is to understand how black female identity is established in these characters, exploring the construction of this identity, and examining how the protagonists configure its aspects in their journeys.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77246
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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