Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cristina Maria da-
dc.contributor.authorPereira, Cinthia Evandro Martins-
dc.date.accessioned2024-07-10T18:26:01Z-
dc.date.available2024-07-10T18:26:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cinthia Evandro Martins. O homem duplicado: o narrador na obra de José Saramago. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77228-
dc.description.abstractThis master's dissertation aims to study the narrator in the work The duplicate man, with the aim of investigating from the analysis of the work together with the statements of the author, José Saramago, about what is a narrator. These assertions are related to the Marxist Theory in order for the writer to adhere to this current of thought. Authors such as Antonio Gramsci, Eça de Queiroz, Georg Lukács, Karl Marx, Leandro Konder and Octavio Ianni base the text on the sociology of literature and Marxist theory. Michel Foucault, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes and Walter Benjamin appear under the aspects of the genre novel, author, narrator and character. Comparative literature dialogue with the study of two films with themes similar to the plot and the characters of the work, being the film adaptation of the book The Duplicate Man and the film Stranger than fiction in conjunction with Dostoyevsky's book, The Double. The investigation of the work is done by means of passages that prove the relations between the literary theory and the author's affirmation that he is present in his works, as well as the comparisons between the elements of the narrative of the novel with the theoretical texts. The question of whether the author is in the literary text is proved by means of the analysis of the work, which the author's voice together with the narrator transforms the narration beyond the omniscience, presenting a mixture between the voices of the narrator and the characters with the constant use of the 1st person of the plural and the intrusions and dialogues of the Narrator with the reader.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO homem duplicado: o narrador na obra de José Saramagopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação de mestrado pretende estudar o narrador na obra O homem duplicado, com o objetivo de investigar a partir da análise da obra juntamente com as declarações do autor, José Saramago, sobre o que é um narrador. Estas afirmações possuem relação com a Teoria Marxista, tendo em vista o escritor ser adepto dessa corrente de pensamento. Autores como Antonio Gramsci, Eça de Queiroz, Georg Lukács, Karl Marx, Leandro Konder e Octavio Ianni alicerçam o texto a respeito da Sociologia da Literatura e da Teoria Marxista. Michel Foucault, Mikhail Bakhtin, Roland Barthes e Walter Benjamin aparecem na discussão sobre os aspectos de gênero romance, autor, narrador e personagem. A Literatura Comparada realizada neste trabalho dialoga com o estudo de dois filmes com temáticas semelhantes ao enredo e aos personagens da obra literária em análise, sendo eles a adaptação cinematográfica do livro O homem duplicado e o filme Mais estranho que a ficção, em conjunto com o livro de Dostoiévski, O duplo. A investigação da obra é feita por meio de trechos que comprovam as relações entre a teoria literária e a afirmativa do autor de que ele está presente em suas obras, além das comparações entre os elementos da narrativa do romance com os textos de fundamentação teórica. A questão de o autor estar no texto literário é comprovada por meio da análise da obra, cuja voz autoral, junto com o narrador, transforma a narração para além da onisciência, apresentando uma mescla entre as vozes do narrador e dos personagens com o uso constante da primeira pessoa do plural e as intromissões e diálogos do narrador com o leitor.pt_BR
dc.subject.ptbrLiteratura Comparadapt_BR
dc.subject.ptbrO homem duplicadopt_BR
dc.subject.ptbrJosé Saramagopt_BR
dc.subject.ptbrNarradorpt_BR
dc.subject.ptbrTrabalhopt_BR
dc.subject.ptbrAlienaçãopt_BR
dc.subject.enComparative literaturept_BR
dc.subject.enThe duplicate manpt_BR
dc.subject.enNarratorpt_BR
dc.subject.enWorkpt_BR
dc.subject.enAlienationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6689-0558pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5330690541360539pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3784-8323pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0296938001965033pt_BR
local.date.available2024-07-10-
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_cempereira.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.