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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da psicanálise para o trabalho com bebês e suas famílias em unidade neonatal
Título em inglês: Contributions of psychoanalysis to the work with babies and their families in neonatal units
Autor(es): Araújo, Fernanda Carolina Santos
Orientador: Martins, Karla Patrícia Holanda
Palavras-chave em português: Psicanálise;Saúde pública;Bebês;Unidade neonatal
Palavras-chave em inglês: Psychoanalysis;Public health;Babies;Neonatal unit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Data do documento: 2023
Citação: ARAÚJO, Fernanda Carolina Santos. Contribuições da psicanálise para o trabalho com bebês e suas famílias em unidade neonatal. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós- Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: De acordo a Organização Mundial da Saúde, até 30 milhões de recém-nascidos (RNs) no mundo requerem algum nível de internação a cada ano por diversos motivos, seja por complicações da prematuridade, infecções bacterianas graves ou aqueles com condições congênitas. Isso também afeta a saúde psíquica e financeira dos familiares, o que pode acarretar em efeitos prejudiciais sobre o desenvolvimento social e cognitivo dos bebês. Sendo assim, a atenção dada aos aspectos psíquicos e sociais dos RNs e suas famílias torna-se imprescindível. Com vistas a essa problemática, esta pesquisa é uma revisão sistemática da literatura, dos anos de 2012 a 2022, objetivando responder quais as contribuições da psicanálise para o trabalho com os bebês internados na Unidade Neonatal (UN) e suas famílias. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ortal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os descritores utilizados foram: “intervenção” and “recém-nascido” and “neonatologia” and “psicanálise” ou “observação” and “recém-nascido” and “neonatologia” and “psicanálise”. Os critérios de inclusão foram: trabalhos teóricos, relatos de pesquisas ou de experiência, considerando artigos, dissertações e teses disponibilizados integralmente e em língua portuguesa. Foram excluídos da pesquisa trabalhos produzidos a partir de outro referencial teórico que não o psicanalítico. A análise de dados procedeu através da análise psicanalítica do discurso, por meio da qual foram elencadas 4 categorias de análise: Desenvolvimento emocional do bebê e a relação com seus cuidadores; Doenças, condições e deficiências e seus impactos para o RN e sua família; Métodos e Intervenções Psicanalíticas com bebês; e Psicanálise e Saúde Coletiva: fatores sociais e sua implicação na saúde do bebê e sua família. Foi perceptível que o trabalho da psicanálise com os bebês, suas famílias e a equipe de saúde na UN tornou-se ainda mais rico a partir das trocas com as outras disciplinas que dialogam nesse campo. Se evidencia a forma ética com a qual os psicanalistas tomam o bebê: enquanto sujeito, portador de um saber sobre si, abrindo espaço para sua história e para que a família possa permitir-se investí-lo psiquicamente. Nota-se, ainda, poucos estudos que destacam as questões sociais nesse contexto, o que sugere a possibilidade de novas pesquisas sobre o tema.
Abstract: According to the World Health Organization, up to 30 million newborns around the world require some level of hospitalization each year for various reasons, whether due to complications of prematurity, bacterial infections, or congenital conditions. The hospitalization affects the psychological and financial health of family members, which can have harmful effects on the social and cognitive development of babies. Therefore, attention to the psychological and social aspects of newborns and their families is essential. With a view to this problem, this research is a systematic literature review from 2012 to 2022, aiming to answer the contributions of psychoanalysis works with babies admitted to the Neonatal Unit (NU) and their families. The following databases were consulted: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Virtual Health Library (BVS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) and Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. The descriptors used were: "intervention" and "newborn" and "neonatology" and "psychoanalysis" or "observation" and "newborn" and "neonatology" and "psychoanalysis". The inclusion criteria were: theoretical works, research or experience reports, considering articles, dissertations and theses available in full and in Portuguese. Papers based on a theoretical framework other than psychoanalysis were excluded. The data was analyzed using psychoanalytic discourse analysis, through which four categories of analysis were identified: Emotional development of the baby and the relationship with their caregivers; Diseases, conditions and disabilities and their impact on the NB and their family; Psychoanalytic Methods and Interventions with babies; and Psychoanalysis and Health: social factors and their implications for the health of the baby and their family. Psychoanalytic methods and interventions with babies; and Psychoanalysis and Collective Health: social factors and their implications for the health of babies and their families. In conclusion, the work of psychoanalysis with babies, their families and the health team in the NU becomes even richer through exchanges with other disciplines that dialogue in this field. The ethical way in which psychoanalysts take the baby is focused: as a subject, with knowledge about themselves, opening up space for their story and for the family to allow themselves to be psychically invested in them. There are still few studies highlighting social issues in this context, which suggests the possibility of further research on the subject.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77122
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8175268833305832
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3242-6287
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0785051938150248
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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🔒  Disponível em  2026-02-28
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