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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Tharyn Stazak de-
dc.contributor.authorAraújo, Francisco Wesley de-
dc.date.accessioned2024-06-17T16:31:13Z-
dc.date.available2024-06-17T16:31:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARAÚJO, Francisco Wesley de. Educação estética e a poética do oprimido: um relato sobre a experiência construída durante as aulas de teatro educação com alunos do ensino médio. 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77052-
dc.description.abstractThe research arose from concerns as an Art teacher, serving high school students in basic education, while observing the persistence of banking education in the Brazilian educational context. Inspired by Paulo Freire (2023) and Augusto Boal (2009), the driving question of the research was to understand and experiment with a more critical and aesthetically centered teaching approach in order to overcome the disconnection between school content and students' reality. Objectively, the proposal sought to integrate techniques from Boal's Poetics of the Oppressed (2009) as a pedagogical approach in elective theater classes, aiming for significant transformations in the perception of those involved in the researched context regarding the construction of an aesthetic thought about Art and Education.Considering the researcher's immersion in the field as a teacher, data production, and analysis were based on the cartographic method (Kastrup, 2015), as intervention research, while also approaching Art Based Education Research (ABER) by placing my own practice as an artist-teacher at the center of the investigation. The logbook was adopted as a privileged instrument for recording the collective experiences of the participants, which was observed from the perspective of the teacher- researcher. Thus, the following text reports aspects of the pedagogical work carried out with the students, which initially sought to investigate how the Poetics of the Oppressed could stimulate symbolic and sensitive thinking but emphasized the need to transform Theater Education classes into meaningful environments. Breaking with the static narrative of banking education, while contextualizing, it narrates a unique research experience, which contributes to thinking about the integral formation of students and reflecting on the practice of the artist- researcher-teacher. Finally, the analysis of the data collected during the research points to the importance of the experience with art in the process of the students' aesthetic education and to the need to bring teachers and students closer together in search of more contextualized content with reality, thus establishing a dialogical and humanistic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação estética e a poética do oprimido: um relato sobre a experiência construída durante as aulas de teatro educação com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa surgiu de inquietações enquanto professor de Arte, atendendo alunos do ensino médio na educação básica, ao observar a persistência da educação bancária no contexto educacional brasileiro. Inspirado por Paulo Freire (2023) e Augusto Boal (2009), a questão disparadora da pesquisa foi compreender e experimentar uma abordagem docente mais crítica e centrada na educação estética, de modo a superar a desconexão entre os conteúdos escolares e a realidade dos alunos. Objetivamente, a proposta buscou aproximar as técnicas da Poética do Oprimido (Boal, 2009) como abordagem pedagógica nas aulas eletivas de teatro almejando transformações significativas na percepção dos envolvidos no contexto pesquisado, em relação à construção de um pensamento estético sobre Arte e Educação. Considerando a imersão do pesquisador no campo como docente, a produção dos dados e a análise se basearam no método cartográfico (Kastrup, 2015), como pesquisa-intervenção, além de se aproximar da PEBA - Pesquisa Educacional Baseada em Arte por colocar no centro da investigação minha própria prática como artista - docente. Foi adotado o diário de bordo como instrumento privilegiado para o registro das experiências coletivas dos participantes, que foi observado sob o ponto de vista do docente-pesquisador. Assim, o texto a seguir relata aspectos do trabalho pedagógico realizado junto aos alunos que, a princípio buscava investigar como a Poética do Oprimido poderia estimular o pensamento simbólico e sensível, mas que enfatizava a necessidade de transformar as aulas de Teatro Educação em ambientes significativos. Rompendo com a narrativa estática da educação bancária, enquanto, de maneira contextualizada, narra uma experiência singular de pesquisa, que contribui para pensar a formação integral dos estudantes e refletir sobre a prática do artista - pesquisador- docente. Por fim, a análise dos dados levantados durante a pesquisa aponta para a importância da experiência com a arte no processo de educação estética dos educandos e para a necessidade de aproximar professor e alunos em busca de um conteúdo mais contextualizado com a realidade e estabelecendo assim uma educação dialógica e humanista.pt_BR
dc.subject.ptbrTeatro do oprimidopt_BR
dc.subject.ptbrTeatro educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrAugusto Boalpt_BR
dc.subject.ptbrPaulo Freirept_BR
dc.subject.ptbrPesquisa educacional baseada em artept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7168044204468084pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-0821-9199pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8352019688670715pt_BR
local.date.available2024-06-17-
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