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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77044
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Marcelo Dídimo Souza | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Antonio Davi Delfino | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-14T16:13:33Z | - |
dc.date.available | 2024-06-14T16:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Antonio Davi Delfino. Histórias sem fim: uma abordagem complexa sobre universos cinematográficos. 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77044 | - |
dc.description.abstract | This research aims to present conceptual and methodological discussions about cinematic universes from a complex approach. Integrating different films, film series, and entertainment franchises, cinematic universes are expressions specific of contemporary commercial cinema, remixing structures of narrative continuity and commercial strategies of the film industry historically tested in a particular context of sophistication of relations between languages in media convergence. We consider cinematic universes as contemporary and commercial translations of the act of narrating, present in our various cultures since we understand ourselves as members of social organizations, in which the power of the encounter and the reunion of forces builds the recognition of common worlds. This power is transformed into consumer appeal in a collector's cinema, marked by the resignification of the cinematic experience as an access point to some of the many chapters of continuous stories that extend into transmedia franchises. For this reason, we adopt an investigative stance that considers both diegetic and extradiegetic elements to investigate cinematic universes as living things (Ingold, 2012), dynamic phenomena that operate in sociocultural, narrative, and artistic practices simultaneously. This stance results in a theoretical construct based mainly on complex thinking (Morin, 2005), dialogism (Bakhtin, 2008), and transtextuality (Genette, 1989) under a critical prism that leads to the proposition of a decentralized approach to scientific production on these cinematic universes in popular culture. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Histórias sem fim: uma abordagem complexa sobre universos cinematográficos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem por objetivo apresentar discussões conceituais e metodológicas sobre os universos cinematográficos a partir de uma abordagem complexa. Integrações entre diferentes filmes, séries cinematográficas e franquias de entretenimento, os universos cinematográficos são expressões próprias do cinema comercial contemporâneo, remixando estruturas de continuidade narrativa e estratégias comerciais da indústria cinematográfica historicamente testadas em um contexto particular de sofisticação das relações entre linguagens na convergência midiática. Consideramos então os universos cinematográficos como traduções contemporâneas e comerciais do ato de narrar, presente em nossas diversas culturas desde que nos entendemos como membros de organizações sociais, nas quais a potência do encontro e do reencontro de forças constrói o reconhecimento de mundos em comum. Tal potência é transformada em apelo ao consumo em um cinema de colecionador, marcado pela ressignificação da experiência cinematográfica como ponto de acesso a alguns dos muitos capítulos de histórias contínuas que se estendem em franquias transmidiáticas. Por essa razão, adotamos uma postura investigativa que considera tanto os elementos diegéticos quanto extradiegéticos para investigar os universos cinematográficos como coisas vivas (Ingold, 2012), fenômenos dinâmicos que operam em práticas socioculturais, narrativas e artísticas ao mesmo tempo. Essa postura resulta em um construto teórico baseado principalmente no pensamento complexo (Morin, 2005), no dialogismo (Bakhtin, 2008) e na transtextualidade (Genette, 1989) sob um prisma crítico que desemboca na proposição de uma abordagem descentralizada da produção científica sobre esses universos cinematográficos na cultura popular. | pt_BR |
dc.title.en | Neverending Stories: a complex approach to cinematic universes | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Universo cinematográfico | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Cinema | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Pensamento complexo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Transtextualidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
local.author.orcid | 0009-0000-2922-9130 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0233819322455094 | pt_BR |
local.advisor.orcid | 0000-0003-1711-5181 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3854747435598002 | pt_BR |
local.date.available | 2024-06-14 | - |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_tese_addferreira.pdf | Tese de doutorado de Davi Ferreira, após correções de acordo com as recomendações da biblioteca da UFC | 4,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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