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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLemos, Carolina Lindenberg-
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Ricardo Sousa de-
dc.date.accessioned2024-06-07T20:23:15Z-
dc.date.available2024-06-07T20:23:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Ricardo Sousa de. O esquema semiótico subjacente à consecução de objetivos educacionais do domínio afetivo. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77015-
dc.description.abstractThis work proposes to describe the semiotic scheme underlying the pedagogical proposal created by Bloom, Krathwohl and Masia (1974), in order to better explain the teacher's role in student engagement with learning. To illustrate the elements of the described scheme, the work Pedagogy of the Oppressed (1983) will be used. Bloom, Krathwohl and Masia propose a taxonomy of socio-affective objectives as a global scheme with connected tiers. With regard to discursive semiotics, the theory used as theoretical instrument for this research, it is considered, following Fontanille (2008), that current advances in the area account for the description of this object as a semiotic scheme which provides for the articulation of dimensions of action, cognition and passion integrated with the mobilization of value objects that enter the student's field of presence through the enunciative praxis of teaching-learning. For this endeavor, the semiotic concepts of tensivity, field of presence, semiotic scheme, modes of existence and enunciative praxis will be used. In this sense, the research results in the observation that not only are the three dimensions proposed by Fontanille present in the semiotic scheme of the object in question, but within it they find a particular arrangement that takes the following direction: affective objectives must be assumed or adhered to as specific affective dispositions by the student, but these dispositions need to be programmed by the teacher with a rationality of action that foresees stages in a journey. Finally, the affective dispositions experienced by the student must be the target of their own cognitive evaluation, through the comparison of the semiotic objects in their field of presence, otherwise the student runs the risk of becoming an excessively passionate subject and thus tends towards what may be semiotically characterized as fanaticism or naivety.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO esquema semiótico subjacente à consecução de objetivos educacionais do domínio afetivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho propõe descrever o esquema semiótico subjacente à proposta pedagógica criada por Bloom, Krathwohl e Masia (1972), a fim de melhor explicitar o papel do professor no engajamento do aluno com o aprendizado. Para ilustrar os elementos do esquema descrito será utilizada a obra Pedagogia do Oprimido (1983). Bloom, Krathwohl e Masia propõem uma taxionomia de objetivos socioafetivos como esquema global que possui etapas encadeadas. No que diz respeito à semiótica discursiva, teoria utilizada como instrumental teórico para a investigação, considera-se, na esteira de Fontanille (2008), que os avanços atuais da área dão conta da descrição desse objeto. Isso se dá como um esquema semiótico que prevê a articulação das dimensões da ação, da cognição e da paixão integradas com a mobilização de objetos-valor, que adentram o campo de presença do educando, por meio da práxis enunciativa do ensino-aprendizagem. Para tal empreitada, serão utilizados os conceitos semióticos de tensividade, campo de presença, esquema semiótico, modos de existência e práxis enunciativa. Nesse sentido, a pesquisa tem como resultado a constatação de que não só as três dimensões propostas por Fontanille estão presentes no esquema semiótico do objeto em questão, mas nele encontram um arranjo particular que toma a seguinte direção: os objetivos afetivos devem ser assumidos ou aderidos como disposições afetivas específicas do educando, mas essas disposições precisam ser programadas pelo professor com uma racionalidade da ação que prevê etapas de um percurso. Por fim, as disposições afetivas vivenciadas pelo aluno têm de ser alvo de sua própria avaliação cognitiva, por meio da comparação dos objetos semióticos presentes em seu campo de presença. Caso contrário, o estudante corre o risco de se tornar um sujeito excessivamente apaixonado e se aproxima, assim, de um sujeito semioticamente caracterizado pelo fanatismo ou pela ingenuidade.pt_BR
dc.subject.ptbrTaxionomia de objetivos educacionaispt_BR
dc.subject.ptbrSemiótica e educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrAfetividadept_BR
dc.subject.enTaxonomy of educational objectivespt_BR
dc.subject.enSemiotics and educationpt_BR
dc.subject.enAffectivitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9102153952443606pt_BR
local.advisor.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0114-2548pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3531642132627234pt_BR
local.date.available2024-06-07-
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