Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76989
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLemenhe, José Antônio Perbelini-
dc.contributor.authorLimão Filho, Jonas Pereira-
dc.date.accessioned2024-06-04T18:34:46Z-
dc.date.available2024-06-04T18:34:46Z-
dc.date.issued1992-
dc.identifier.citationLIMÃO FILHO, Jonas Pereira. Um novo terminal de passageiros (TPS) para o aeroporto Pinto Martins. 1992. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1992.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76989-
dc.description.abstractOutdated before it was imagined. Always modified, adapted but with its total operational capacity surpassed today, this is exactly how the Brazilian airport situation looks. In addition to this, the factors of this facility's relationship with the city have been systematically addressed every time the controversial issue comes up. This almost always occurs as a direct consequence of the apprehension of the population living near the airport complex, since government agencies are still largely unaware of the level of its relationship with other facilities in the city; its articulation with the basic road system and vice versa; and also the zoning of the city, particularly emphasizing the environment and the airport. For all these reasons, the work necessarily involves analyzing the issues described above, as a way of enabling the viability of a proposal that, inserted into the urban context of the city, allows for the inclusion of all sectors that are directly or indirectly linked to this facility. However, the work of planning an airport is deeply hampered by factors of an essentially dynamic nature, such as the evolution of cities and the constant evolution of the aeronautical industry. The work will be directed in such a way that all parameters involving the theme are previously analyzed, albeit succinctly, so as not to compromise the overall understanding of the issue. Within a dual focus that involves the airport itself and the airport/city and/or city/airport relationship, a search for information was initially carried out with official bodies capable of substantiating and making consistent the theme of a "New Passenger Terminal for Martins Airport".pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm novo terminal de passageiros (TPS) para o aeroporto Pinto Martinspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrSuperado antes de ser imaginado. Sempre modificado, adaptado porém com capacidade total de operação para hoje superada, eis como exatamente se afigura o quadro do Aeroporto brasileiro. Aliado a isto, os fatores de relacionamento deste equipamento com a cidade vem sendo abordados sistematicamente toda vez que a polêmica questão vem a tona. Isso ocorre quase sempre como consequência direta da apreensão da população das proximidades do complexo aeroportuário, uma vez que os órgãos governamentais ainda ignoram em sua grande maioria o nível de relacionamento deste com outros equipamentos da cidade; a articulação do mesmo com o sistema viário básico e vice-versa; e ainda o zoneamento da cidade enfatizando particularmente o meio ambiente e o aeroporto. Por tudo isto é que o trabalho passa necessariamente pela análise das questões anteriormente descritas, como forma de possibilitar a viabilização de uma proposta que, inserida no contexto urbano da cidade, permita abarcar todos os setores que direta ou indiretamente estejam ligados a este equipamento. Entretanto, o trabalho do planejamento de um aeroporto é profundamente dificultado por fatores de caráter essencialmente dinâmico como a evolução das cidades, e a constante evolução da indústria aeronáutica. O trabalho será direcionado de forma a que todos parâmetros que envolvem o tema sejam previamente analisados, embora de forma sucinta, para não comprometer o entendimento global da questão. Dentro de um duplo enfoque que envolve o aeroporto em si e a relação aeroporto/cidade e/ou cidade/aeroporto, foi realizado num primeiro instante uma busca de informações junto aos órgãos oficiais capaz de fundamentar e tornar consistente o te ma de um "Novo Terminal de Passageiros para o Aeroporto Martins".pt_BR
dc.subject.ptbrArquitetura de aeroportopt_BR
dc.subject.ptbrAeroporto Internacional Pinto Martinspt_BR
dc.subject.ptbrAeroportos arquiteturapt_BR
dc.subject.enAirport architecturept_BR
dc.subject.enInternational Airport Pinto Martinspt_BR
dc.subject.enAirports architecturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
Aparece en las colecciones: ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1992_tcc_jplimãofilho.pdf582,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.