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dc.contributor.advisorLima, Stélio Torquato-
dc.contributor.authorBarros, Thaís Ferreira-
dc.date.accessioned2024-05-09T17:28:36Z-
dc.date.available2024-05-09T17:28:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARROS, Thaís Ferreira. Memorial de Maria Moura: uma obra residual do medievo. Orientador: Stélio Torquato Lima. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76894-
dc.description.abstractThe novel Memorial de Maria Moura (1992), written by Rachel de Queiroz (1910-2003), from Ceará, has an immeasurable value for northeastern culture and its themes are composed of cangaço, coronelismo, matriarchalism, jaguncismo, popular beliefs, beatism and large sugarcane farms. These elements are full of medieval residues because they were brought by Europeans and adapted to our tropical reality during the colonization process of the Brazilian Northeast. From this perspective, the central objective of this search was to prove and examine the medieval substrates present in Memorial de Maria Moura, identifying and examining in the work the sediments with mental, imaginary, cultural, religious, ethnic, physical and structural aspects. The investigation is developed through comparative analysis, of an interdisciplinary nature, between the aforementioned residues identified in the literary work and other areas of knowledge such as History, Sociology, Anthropology, among other areas. We use as a theoretical reference the Theory of Literary and Cultural Residuality, which was systematized by professor, poet critic and essayist Roberto Pontes. This Theory is composed of operators called mentality, imaginary, cultural hybridity, endoculturation and crystallization. These operators follow the basic conception of residue proposed by the systematizer who says the following: “In culture and literature there is nothing original; everything is remnant; therefore, everything is residual.” (PONTES, 2020, p. 33). Regarding the works that supported this search by means of the dialogue with the aforementioned theory, it is also worth highlighting studies by authors linked to other theoretical orientations, such as BASCHET (2006), BLOCH (1987), CARVALHAL (1986), DUBY (1980), FRANCO JÚNIOR (1988), FREYRE (2003), PRADO JÚNIOR (2011), SOUZA (1986) and VASSALLO (1993). As a conclusion of this research, we emphasize the preservation pf medieval elements in the rural context described by Rachel de Queiros. This can be observed, for example, in relation to the imaginary that was formed and propagated in the imagination of the characters in the narrative.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemorial de Maria Moura: uma obra residual do medievopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO romance Memorial de Maria Moura (1992), escrito pela cearense Rachel de Queiroz (1910-2003), possui um valor imensurável para a cultura nordestina e a sua temática é composta pelo cangaço, pelo coronelismo, pelo matriarcalismo, pelo jaguncismo, pelas crenças populares, pelo beatismo e pelas grandes fazendas canavieiras. Esses elementos são eivados de resíduos medievais, pois foram trazidos pelos europeus e adaptados à nossa realidade tropical durante o processo de colonização do Nordeste brasileiro. Nessa perspectiva, o objetivo central desta pesquisa foi comprovar e examinar os substratos medievais presentes em Memorial de Maria Moura, identificando e examinando na obra os sedimentos com aspectos mentais, imaginários, culturais, religiosos, étnicos, físicos e estruturais. A investigação se desenvolve da análise comparativa, de cunho interdisciplinar, entre os referidos resíduos identificados na obra literária e as outras áreas do conhecimento como a História, a Sociologia, a Antropologia, entre outras áreas. Utilizamos como referencial teórico a Teoria da Residualidade Literária e Cultural que foi sistematizada pelo professor, ensaísta e poeta Roberto Pontes. A referida Teoria é composta pelos operadores denominados mentalidade, imaginário, hibridismo cultural, endoculturação e cristalização. Esses operadores seguem a concepção básica de resíduo proposta pelo sistematizador que diz o seguinte: “Na cultura e na literatura nada há original; tudo é remanescência; logo, tudo é residual”. (PONTES, 2020, p. 33). No tocante às obras que embasaram esta pesquisa através do diálogo com a referida teoria, cabe dar destaque também a trabalhos de autores ligados a outras orientações teóricas, como BASCHET (2006), BLOCH (1987), CARVALHAL (1986), DUBY (1980), FRANCO JÚNIOR (1988), FREYRE (2003), PRADO JÚNIOR (2011), SOUZA (1986) e VASSALLO (1993). Como conclusão desta pesquisa, acentuamos a preservação de elementos medievais no contexto rural descrito por Rachel de Queiroz. É o que se observa, por exemplo, em relação ao imaginário de cunho católico-medieval que se formou e se propagou no imaginário dos personagens da narrativa.pt_BR
dc.subject.ptbrMemorial de Maria Mourapt_BR
dc.subject.ptbrRachel de Queirozpt_BR
dc.subject.ptbrResidualidadept_BR
dc.subject.ptbrMedievopt_BR
dc.subject.ptbrNordeste Brasileiropt_BR
dc.subject.enMemorial de Maria Mourapt_BR
dc.subject.enResidualitypt_BR
dc.subject.enMedieval Agept_BR
dc.subject.enBrazilian Northeastpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.date.available2024-04-24-
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