Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Ricardo Brito-
dc.contributor.authorMartins, José Marcos de Castro-
dc.date.accessioned2024-04-23T15:03:52Z-
dc.date.available2024-04-23T15:03:52Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMARTINS, José Marcos de Castro. Inserção e rendimentos no mercado de trabalho brasileiro por diferencial de qualidade do diploma no período de 2011 a 2015. 2017. 50g. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Economia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76826-
dc.description.abstractThis study examines whether the labor market in Brazil can distinguish insertion and return for salary by educational level and by quality of the school diploma. The likelihood of employment and the income return rate are compared between individuals who completed stages of formal education at the appropriate age and those who completed them in supplementary education courses, such as Educação de Jovens e Adultos (EJA), which are assumed to be of lower quality. The work is built on data provided by the Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), collected between the years of 2011 to 2015. The statistical models used are the Probit regression and the Mincer earnings function with the two-stage Heckman procedure, in order to model and estimate the insertion and rate of return salary. The results show that the insertion in the labor market and the rate of return of educarion are positively influenced by the degree and the quality of the educational diploma. However, this difference only begins to appear when the individual reaches a certain work experience in the market, over 25 years of age.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInserção e rendimentos no mercado de trabalho brasileiro por diferencial de qualidade do diploma no período de 2011 A 2015pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo analisa se o mercado de trabalho no Brasil consegue distinguir inserção e retorno salarial por grau e por qualidade do diploma escolar. Comparam-se probabilidades de emprego e taxas de retorno salarial entre indivíduos que concluíram etapas escolares por ensino regular e aqueles que as finalizaram por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou pelo curso supletivo, estes últimos assumidos como de qualidade relativa menor. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2011 a 2015, foram utilizadas a regressão Probit e a equação minceriana de rendimentos com o procedimento em dois estágios de Heckman, a fim de modelar e estimar a inserção no mercado de trabalho e a taxa de retorno salarial da educação. Os resultados obtidos mostram que elas são positivamente influenciadas pelo grau e pela qualidade do diploma educacional; no entanto, esse diferencial só começa a aparecer quando o trabalhador alcança uma certa experiência no mercado, com mais de 25 anos de idade.pt_BR
dc.subject.ptbrMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.ptbrRendimentospt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2439089390333822pt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-dis-jmcm.pdf616,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.