Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76704
Tipo: TCC
Título: O delito de gestão temerária à luz da Teoria da imputação objetiva: legalidade e devido processo legal em perspectiva
Autor(es): Rocha Júnior, Jônatas Alexandre
Orientador: Rebouças, Sérgio Bruno Araújo
Palavras-chave em português: Gestão temerária;Imputação objetiva;Direito penal
CNPq: CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DIREITO
Data do documento: 2023
Citação: ROCHA JÚNIOR, Jônatas Alexandre. O delito de gestão temerária à luz da Teoria da imputação objetiva: legalidade e devido processo legal em perspectiva. 2023. 60 f. TCC (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Trata-se de pesquisa que tem por objeto o delito de gestão temerária como representativo do fenômeno de criminalização do risco. Num contexto de sociedade de riscos, o legislador, na tentativa de adaptar o direito penal a novas realidades, utiliza técnicas legislativas que resultam em tipos penais vagos e indeterminados, com certo déficit semântico na definição da conduta criminosa, como o da gestão temerária. Assim, há violações de garantias básicas, como a da legalidade. E, como há vinculação do tipo legal como o lhemaprobadum do processo, também se viola o devido processo legal. Por outro lado, os avanços dogmáticos da chamada teoria da imputação objetiva, cujos principais expoentes são Roxin e Jakobs, apontam para a definição de critérios de imputação que tem potencial de anular essa vagueza atraves do conceito de risco não tolerado pelo direito ou papel do gestor a luz das expectativas normativas dele esperadas. Assim, o trabalho investiga como essa teoria dogmática pode amortizar o suporte fático amplo do delito da gestão temerária, investigando as repercussões dessa temática no campo da prova penal. Considerando que o fenômeno não se restringe ao delito de gestão temerária, o objetivo principal e estabelecer uma metodologia replicável a casos semelhantes.
Resumen: Se trata de una investigación que tiene como objeto el delito de gestión temeraria como representativo del fenómeno de la criminalización del riesgo. En un contexto de sociedad de riesgos, el legislador, en un intento de adaptar el derecho penal a nuevas realidades, utiliza tecnicas legislativas que resultan en tipos penales vagos e indeterminados, con cierto de'ficit semántico en la definición de la conducta criminal, como es el caso de la gestión temeraria. Así, se producen violaciones de garantias básicas, como la legalidad. Además, al estar vinculado el tipo legal como el lhemaprobcmdum del proceso, tambien se viola el debido proceso legal. Por otro lado, los avances dogmáticos de la llamada teoria de la imputación objetiva, cuyos principales exponentes son Roxin y Jakobs, apuntan hacia la definición de criterios de imputación que tienen el potencial de anular esa vaguedad a través del concepto de riesgo no tolerado por el derecho 0 del papel del gestor ala luz de las expectativas normativas esperadas de el. De este modo, el trabajo investiga como esta teoria dogmática puede atenuar el amplio soporte fáctico del delito de gestión temeraria, explorando las repercusiones de este tema en el ámbito de la prueba penal. Considerando que el fenômeno no se limita al delito de gestión temeraria, el objetivo principal es establecer una metodología replicable para casos similares.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76704
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-6716-2950
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3249458056573661
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jarochajunior.pdf6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.