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Tipo: Tese
Título : Tradução, adaptação e validação do Weight Efficacy Lifestyle Questionnaire (WEL) para população mexicana
Autor : Ruiz, Victor Manuel Tegoma
Tutor: Barbosa, Lorena Pinheiro
Palabras clave en portugués brasileño: Autoeficácia;Tecnologia;Obesidade Pediátrica;Sobrepeso;Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Palabras clave en inglés: Self Efficacy;Technology;Pediatric Obesity;Overweight;Nursing Methodology Research
Palabras clave en español: Autoeficacia;Tecnología;Obesidad Pediátrica;Sobrepeso;Investigación Metodológica en enfermería
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : RUIZ, Victor Manuel Tegoma. Tradução, adaptação e validação do Weight Efficacy Lifestyle Questionnaire (WEL) para população mexicana. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 76585. Acesso em: 15 mar. 2024.
Resumen en portugués brasileño: A obesidade na adolescência é um problema de saúde que afeta a população mundial e é considerada um dos principais fatores para desenvolver doenças. Assim, a autoeficácia pode ser instrumento importante para determinar os comportamentos promotores de saúde. O objetivo do presente estudo foi: traduzir e adaptar transculturalmente o Weight Efficacy Lifestyle Questionnaire (WEL) para língua espanhola, no contexto mexicano, e verificar a validade e a confiabilidade do WEL, versão mexicana para avaliação da autoeficácia no comportamento alimentar para o controle de peso. Trata-se de estudo metodológico, que consistiu no desenvolvimento de duas fases. A primeira fase foi conduzida por seis etapas (1. Tradução Inicial; 2. Síntese das traduções; 3. Retrotradução; 4. Revisão por um comitê de especialistas; 5. Pré-teste e 6. Submissão aos autores), para o processo de tradução e adaptação transcultural do questionário WEL, composto por 20 itens, agrupados em 5 fatores (1. Emoções negativas, 2. Disponibilidade, 3. Pressão social, 4. Desconforto físico e 5. Atividades positivas). A segunda fase incluiu a avaliação das propriedades psicométricas da versão em espanhol para adolescentes mexicanos, por meio da validade do conteúdo, em que participaram sete juízes e foram obtidos os Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC), também foi realizada a validade de construto por meio da análise fatorial, a validade de critério, mediante os testes de correlação de padrão-ouro, e a confiabilidade de homogeneidade calculada pela obtenção do Alfa de Cronbach e Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Faculdade de Enfermagem da Universidade Veracruzana e aderiu às diretrizes previstas na Lei Geral de Saúde sobre pesquisa científica com seres humanos no México. O CVC total da escala (0,96), as dimensões da clareza de linguagem (0,94), a relevância prática (0,97) e teórica (0,96) obtiveram pontuações satisfatórias. Participaram do estudo 329 estudantes do ensino médio de escola pública, de fevereiro a março do 2022, em que tiveram a oportunidade de responderem ao WEL, versão em espanhol, e um questionário sociodemográfico e clínico. Na validade de construto, os resultados dos testes de Kaiser-Meyer-Olkim (0,805) e da esfericidade de Bartlett (1053,1; p<0,001) corroboraram a fatorabilidade do WEL. Assim, a análise fatorial exploratória confirmou três fatores: 1. Desconforto físico e emocional (11 itens), 2. Disponibilidade (5 itens) e 3. Atividades positivas (4 itens). A nova versão do WEL para adolescentes mexicanos correlacionou-se com a Escala de Autoeficácia do Comportamento Alimentar (rs=0,451), utilizada como padrão-ouro na validade de critério. O alfa de Cronbach foi de α=0,930 com CCI entre 0,893 e 0,958, na amostra de 39 adolescentes, a α=0,786 com CCI entre 0,751 e 0,818, na amostra com 329 adolescentes. O WEL, versão final em espanhol, manteve os 20 itens, distribuídos em três fatores, com escala de Likert com 10 opções de respostas. A partir dos resultados, o WEL, versão em espanhol, é válido, confiável e capaz de avaliar a autoeficácia no comportamento alimentar em adolescentes mexicanos, o que pode ser útil para prevenção e controle da obesidade.
Abstract: Obesity in adolescence is a health problem that affects the world's population and is considered one of the main factors in developing diseases. Thus, self-efficacy may be an important construct to determine health-promoting behaviors. The objective of the present study was: To translate and cross-culturally adapt the Weight Efficacy Lifestyle Questionnaire (WEL) to Spanish in the Mexican context and to verify the validity and reliability of the WEL, the Mexican version for assessing self-efficacy in eating behavior for weight control. This is a methodological study, which consisted of the development of two phases. The first phase was conducted in six stages (1. Initial Translation; 2. Synthesis of translations; 3. Back-translation; 4. Review by a committee of experts; 5. Pre-test and 6. Submission to authors) for the process of translation and cross-cultural adaptation of the WEL questionnaire, consisting of 20 items, grouped into 5 factors (1. Negative emotions, 2. Availability, 3. Social Pressure, 4. Physical discomfort and 5. Positive activities). The second phase included the evaluation of the psychometric properties of the Spanish version for Mexican adolescents, through the validity of the content where seven judges participated and the Content Validity Coefficients (CVC) were obtained, the construct validity was also performed through factor analysis, the criterion validity through gold standard correlation tests, and the reliability of homogeneity were calculated by obtaining Cronbach's alpha and the Intraclass Correlation Coefficient (ICC). The research was submitted to the ethics committee of the Faculty of Nursing of the Veracruzana University and adhered to the guidelines provided for in the General Health Law on scientific research with human beings in Mexico. The total CVC of the scale (0.96), the dimensions of language clarity (0.94), practical relevance (0.97) and theoretical relevance (0.96) obtained satisfactory scores. A total of 329 high school students from a public school participated in the study from February to March 2022, in which they had the opportunity to answer the WEL Spanish version and a sociodemographic and clinical questionnaire. In construct validity, the results of the Kaiser-Meyer-Olkim (0.805) and Bartlett sphericity (1053.1; p<0.001) tests corroborated the factorability of the WEL. Thus, exploratory factor analysis confirmed 3 factors: Physical and emotional discomfort (11 items), 2. Availability (5 items) and 3. Positive activities (4 items). The new version of the WEL for Mexican adolescents correlated with the Eating Behavior Self-Efficacy Scale (rs=0.451), used as the gold standard in criterion validity. Cronbach's alpha ranged from α=0.930 with an ICC between 0.893 and 0.958 in the sample of 39 adolescents to α=0.786 with an ICC between 0.751 and 0.818 in the sample of 329 adolescents. The final version of the WEL in Spanish maintained the 20 items, distributed in 3 factors, with a Likert scale with 10 response options. From the results, it can be concluded that the WEL Spanish version is valid, reliable, and capable of assessing self-efficacy in eating behavior in Mexican adolescents and may be useful in the prevention and control of obesity.
Resumen en español: La obesidad en la adolescencia es un problema de salud que afecta a la población mundial y se considera uno de los principales factores en el desarrollo de enfermedades. La autoeficacia puede ser un constructo importante en la determinación de las conductas que promueven la salud. El objetivo de este estudio fue: Traducir y adaptar transculturalmente el Weight Efficacy Lifestyle Questionnaire (WEL) verificar la validez y confiabilidad del WEL versión mexicana para la evaluación de la autoeficacia en la conducta alimentaria para el control de peso. Se trata de un estudio metodológico, que consistió en el desarrollo de dos fases. La primera fase se llevó a cabo en seis etapas (1. Traducción inicial; 2. Síntesis de traducciones; 3. Retrotraducción; 4. Revisión por un comité de expertos; 5. Pretest y 6. Envío a los autores) para el proceso de traducción y adaptación transcultural del cuestionario WEL, que consta de 20 ítems, agrupados en 5 factores (1. Emociones negativas, 2. Disponibilidad, 3. Presión social, 4. Disconfort físico y 5. Actividades positivas). La segunda fase incluyó la evaluación de las propiedades psicométricas de la versión en español para adolescentes mexicanos, a través de la validez de contenido donde participaron siete jueces y se obtuvieron los Coeficientes de Validez de Contenido (CVC), la validez de constructo también se realizó a través del análisis factorial, la validez de criterio a través de pruebas de correlación con el padrón oro, y la confiabilidad de la homogeneidad se calcularon mediante la obtención del alfa de Cronbach y el Coeficiente de Correlación Intraclase (CCI). La investigación fue sometida al comité de ética de la Facultad de Enfermería de la Universidad Veracruzana y se apegó a los lineamientos previstos en la Ley General de Salud sobre investigación científica con seres humanos en México. El CVC total de la escala (0,96), las dimensiones de claridad lingüística (0,94), pertinencia práctica (0,97) y relevancia teórica (0,96) obtuvieron puntuaciones satisfactorias. Un total de 329 estudiantes de bachillerato de un colegio público participaron en el estudio de febrero a marzo de 2022, en el que tuvieron la oportunidad de responder a la versión española del WEL y a un cuestionario sociodemográfico y clínico. En la validez de constructo, los resultados de las pruebas de esfericidad de Kaiser-Meyer-Olkim (0,805) y Bartlett (1053,1; p<0,001) corroboraron la factorabilidad del WEL. Así, el análisis factorial exploratorio confirmó 3 factores: Disconfort físico y emocional (11 ítems), 2. Disponibilidad (5 artículos) y 3. Actividades positivas (4 ítems). La nueva versión del WEL para adolescentes mexicanos se correlacionó con la Escala de Autoeficacia de la Conducta Alimentaria (rs=0.451), utilizada como estándar de oro en validez de criterio. El alfa de Cronbach varió de α=0,930 con un CCI entre 0,893 y 0,958 en la muestra de 39 adolescentes a α=0,786 con un CCI entre 0,751 y 0,818 en la muestra de 329 adolescentes. La versión final del WEL en español mantuvo los 20 ítems, distribuidos en 3 factores, con una escala Likert con 10 opciones de respuesta. A partir de los resultados, se puede concluir que la versión en español del WEL es válida, confiable y capaz de evaluar la autoeficacia en la conducta alimentaria en adolescentes mexicanos y puede ser útil en la prevención y control de la obesidad.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76585
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0003-3886-443X
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4712687554396351
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-8006-7517
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9938124070299038
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: DENF - Teses defendidas na UFC

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