Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Guilherme Araújo-
dc.contributor.authorNascimento, Antonio Francisco Silva do-
dc.date.accessioned2024-03-14T17:52:56Z-
dc.date.available2024-03-14T17:52:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, A. F. S. Processos formativos e profissionalizantes dos músicos no município de Graça-CE: dialogando sobre experiências de formação profissional. 2023. 63f. TCC (Curso de graduação em Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76577-
dc.description.abstractThis work addresses the training and professionalization processes of musicians in the municipality of Graça-CE, with the aim of investigating how they develop the musical skills and competencies necessary to work in the job market, given that the municipality did not have conservatories or music schools. during the study period. The methodology used to carry out the research consisted of a qualitative approach based on analysis of data obtained through interviews with a sample of five participating musicians. As a data collection instrument, semi-directive interviews were carried out with the musicians. The interviews used a previously prepared questionnaire covering aspects related to the musicians' training and professionalization activities, as well as being recorded in audio and later transcribed into text format. Through the research and data obtained in the interviews, it was possible to observe that musicians in the municipality of Graça-CE develop their musical skills and competencies through two or more distinct, but intersecting, musical education contexts. This characteristic is due to the fact that musicians seek viable options in the search for personal development and knowledge. Thus, participation in cultural projects carried out by the municipal government, hiring private teachers, using tools associated with the internet, using CDs and DVDs, participating in musical groups, exchanging knowledge between friends and family who have musical knowledge, and seeking by educational institutions in other municipalities were some of the ways found in the research through which musicians in the municipality develop musical skills and competencies in their training and professional trajectories.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos formativos e profissionalizantes dos músicos no município de Graça-CE: dialogando sobre experiências de formação profissionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho aborda os processos formativos e profissionalizantes dos músicos no município de Graça-CE, com o intuito de investigar como desenvolvem as habilidades e competências musicais necessárias para atuar no mercado de trabalho, visto que o município não dispunha de conservatórios ou escolas de música no período do estudo. A metodologia empregada para realização da pesquisa constituiu em uma abordagem qualitativa baseada em análise de dados obtidos através da realização de entrevista com a mostragem de cinco músicos participantes. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-diretivas com os músicos. As entrevistas contaram com a utilização de um questionário elaborado previamente contemplando aspectos relacionados às atividades formativas e de profissionalização dos músicos, assim como, foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas em formato de texto. Através da pesquisa e dos dados obtidos nas entrevistas, foi possível observar que os músicos do município de Graça-CE, desenvolvem suas habilidades e competências musicais por meio de dois ou mais contextos de educação musical distintos, mas que interseccionam-se. Essa característica se deve ao fato dos músicos buscarem opções viáveis na busca de desenvolvimento pessoal e de conhecimentos. Desse modo, participação em projetos culturais realizados pela prefeitura municipal, contratação de professores particulares, utilização de ferramentas associadas a internet, utilização de CD’s e DVD’s, participação em grupos musicais, trocas de conhecimentos entre amigos e familiares que possuem noções musicais, e a busca por instituições de ensino em outros municípios foram alguns dos meios constatados na pesquisa pelos quais os músicos do município desenvolvem as habilidades e competências musicais em suas trajetórias formativas e profissionalizantes.pt_BR
dc.subject.ptbrProcessos formativospt_BR
dc.subject.ptbrMúsico profissionalpt_BR
dc.subject.ptbrEducação musicalpt_BR
dc.subject.enTraining processespt_BR
dc.subject.enProfessional musicianpt_BR
dc.subject.enMusical educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_afsnascimento.pdf667,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.