Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Oliveira-
dc.contributor.authorSilva Neto, Raimundo Nonato da-
dc.date.accessioned2024-03-14T13:52:42Z-
dc.date.available2024-03-14T13:52:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Raimundo Nonato da. Biblioteca escolar: o despertar do interesse pela leitura nos estudantes da Escola Municipal Professor Luís Costa no contexto da educação pública. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76565-
dc.description.abstractIt presents the results of research carried out on school libraries, in the municipal network of Fortaleza, with the aim of prove how the library at Escola Municipal Professor Luís Costa awakens interest in reading in children and young teenagers belonging to the school. The general objective is to understand how the awakening of a love of reading happens in students at Escola Municipal Professor Luís Costa, observing the difficulties faced in the daily life of a educational institution, seeking to demonstrate the educational potential of the library in the teaching­learning process for children and/or teenagers. The specific objectives are to know the profile of the user served by the library of Escola Municipal Professor Luís Costa; identify the reading interests of students enrolled in the aforementioned educational institution and prove that the library satisfactorily meets the reading interests os students. The methodology used involved a questionnaire applied directly to the person responsible for this library and also to participant observation by the author. The results showed a positive situation regarding how the enjoyment of reading is a factor in satisfactory learning in curricular subjects and also how children enjoy being in this environment during recess. It was found that the school’s library does not have a librarian, thus, it appears that there is a difficulty in the correct performance of activities in this space. The conclusion is that, to date, there is no interest on the part of the municipal entity in investing in public actions and policies to resolve this problem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBiblioteca escolar: o despertar do interesse pela leitura nos estudantes da Escola Municipal Professor Luís Costa no contexto da educação públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta os resultados da pesquisa realizada sobre biblioteca escolar, da rede municipal de Fortaleza, no intuito de comprovar de que forma a biblioteca da Escola Municipal Professor Luís Costa desperta o interesse pela leitura nas crianças e jovens adolescentes pertencentes à escola. O objetivo geral é perceber como acontece o despertar pelo gosto pela leitura aos estudantes da Escola Municipal Professor Luís Costa, observando as dificuldades enfrentadas no cotidiano de uma unidade de ensino, buscando demonstrar o potencial educativo da biblioteca no processo ensino­aprendizagem de crianças e/ou adolescentes. Os objetivos específicos são conhecer o perfil do usuário atendido pela biblioteca da Escola Municipal Professor Luís Costa; identificar os interesses de leitura dos estudantes matriculados na referia instituição de ensino e comprovar que a biblioteca atende de maneira satisfatória aos interesses de leitura dos estudantes. A metodologia utilizada envolveu um questionário aplicado diretamente à responsável por essa biblioteca e também à observação participante do autor. Os resultados mostraram uma situação positiva sobre como o gosto da leitura é fator de aprendizagem satisfatória nas disciplinas curriculares e também como as crianças apreciam estar nesse ambiente no horário do recreio. Verificou­se que a biblioteca da unidade escolar não possui bibliotecário(a), assim, constata­se que há uma dificuldade para o correto desempenho das atividades nesse espaço. A conclusão é que não há, até o momento, interesse por parte ente municipal no investimento em ações e políticas públicas para a resolução desse problema.pt_BR
dc.subject.ptbrBiblioteca escolarpt_BR
dc.subject.ptbrEscola Municipal Professor Luís Costapt_BR
dc.subject.ptbrLeiturapt_BR
dc.subject.enSchool librarypt_BR
dc.subject.enProfessor Luís Costa Municipal Schoolpt_BR
dc.subject.enReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2267-428Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7584115523461248pt_BR
local.date.available2024-03-14-
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_rnsneto.pdf563,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.