Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76522
Tipo: Dissertação
Título: De Martin à Suzy: a representação da violência contra crianças na dramaturgia contemporânea selecionada
Autor(es): Farias, Yago Barbosa
Orientador: Siqueira, Ana Marcia Alves
Palavras-chave em português: Criança;Dramaturgia;Político;Teatro;Violência
Palavras-chave em espanhol: Niño;Dramaturgia;Político;Teatro;Violencia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: FARIAS, Yago Barbosa. De Martin à Suzy: a representação da violência contra crianças na dramaturgia contemporânea selecionada. Orientadora: Ana Marcia Alves Siqueira. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A presente pesquisa procura compreender como a violência contemporânea e a figura da criança são articuladas na produção dramatúrgica atual, estabelecendo pontes estético-conceituais entre as obras The Pillowman (2003), de Martin McDonagh, e Meire Love (2006), de Suzy Élida. Partindo do pressuposto de Peter Szondi (2001), segundo o qual, o drama configura-se como enunciação estética da sociopolítica humana, a investigação pretende entender como a violência contra a infância é estruturada dentro de ambas as obras para assim refletir melhor sobre o fenômeno dentro da sociedade. O trabalho propõe analisar os recursos estéticos utilizados por ambos os dramaturgos para esboçar uma possível perspectiva contemporânea sobre o assunto. A metodologia a ser utilizada consistirá essencialmente em um levantamento bibliográfico, no qual os conceitos de violência de Slavoj Zizek (2014), Pierre Bourdieu (1998) e Byung-Chul Han (2017) serão aliados aos conceitos literários de Peter Szondi (2001), Hans-Thies Lehmann (2007) e Reinhard Kuhn (1982) para refletir sobre a presença da violência contra personagens infantis na dramaturgia contemporânea.
Resumen: La presente investigación busca comprender como la violencia contemporánea y la figura del niño son usadas en la producción dramatúrgica actual, estableciendo puentes estético-conceptuales entre las obras The Pillowman (2003) de Martin McDonagh y Meire Love (2006) de Suzy Élida. Partiendo-se del presupuesto de Peter Szondi (2001), segundo el cual el drama se constituye como enunciación estética de la sociopolítica humana, la investigación tiene como objetivo entender como la violencia contra la infancia se estructura dentro de ambas obras de modo a reflexionar mejor sobre el fenómeno dentro de la sociedad. El presente trabajo se propone a analizar los recursos estéticos utilizados por ambos dramaturgos para esbozar una posible perspectiva contemporánea sobre el tema. La metodologia utilizada consistirá esencialmente en un estudio bibliográfico en el cual los conceptos de violencia de Slavoj Zizek (2014), Pierre Bourdieu (1998) y Byung-Chul Han (2017) serán usados junto a los conceptos literarios de Peter Szondi (2001), Hans-Thies Lehmann (2007) y Reinhard Kuhn (1982) para reflexionar sobre la presencia de la violencia contra personajes infantiles dentro de la dramaturgia contemporánea.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76522
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4292501740314503
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-3454-3359
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9078359441832386
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_ybfarias.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.