Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76509
Tipo: | TCC |
Título: | QuixGameTool: uma ferramenta de auxílio à criação de jogos |
Autor(es): | Viana, João Elias Lima |
Orientador: | Lavor, João Ferreira de |
Palavras-chave em português: | Jogos digitais;game engines;Ferramenta web |
CNPq: | CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | VIANA, João Elias Lima. QuixGameTool: uma ferramenta de auxílio à criação de jogos. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Engenharia de Software, Quixadá, 2023. |
Resumo: | A disseminação global dos jogos digitais, abrangendo uma ampla gama de aplicações em diversas áreas e oferecendo uma série de benefícios, destaca a importância crescente desse meio. No entanto, a complexidade inerente à criação desses jogos, aliada à necessidade de conhecimentos especializados, frequentemente desmotiva indivíduos que aspiram concretizar suas ideias no cenário dos jogos digitais. Neste contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta visando simplificar uma das etapas cruciais do desenvolvimento de jogos, concentrando-se na recomendação de game engines com base no escopo do projeto do desenvolvedor. A metodologia adotada incluiu uma pesquisa abrangente sobre as diversas game engines disponíveis, a classificação dessas engines, a formulação de perguntas essenciais para o desenvolvimento de jogos, a definição de ferramentas e métodos de desenvolvimento, o design e a implementação da ferramenta proposta, seguidos de uma avaliação de sua usabilidade. Os resultados obtidos mediante um formulário de pesquisa com 9 perguntas, das quais elas visam entender o públicoalvo e seu conhecimento na área de jogos digitais e, por fim, uso da ferramenta compreendem quantificar e evidenciar as descrições de uma amostra representativa de usuários, onde os mesmos foram universitários com ou sem experiência na área de conhecimento e/ou desenvolvimento de jogos digitais, suas preferências e tendências na escolha de game engines, mostrando mais escolhas de jogos com categoria em Role-playing Game (RPG), Aventura e Ação, bem como uma análise detalhada da usabilidade da ferramenta desenvolvida, pontuando elementos como melhor visibilidade nas game engines recomendadas e responsividade da ferramenta na plataforma Web. Além disso, o trabalho identificou limitações e desafios enfrentados durante o desenvolvimento da ferramenta, contribuindo para uma compreensão mais abrangente de suas potencialidades e áreas passíveis de aprimoramento, como a adição de um banco de dados e melhor portabilidade para plataforma Web. Este trabalho visou não apenas fornecer uma ferramenta prática para os desenvolvedores de jogos, mas também contribuir para a compreensão mais profunda do processo de escolha de game engines no contexto do desenvolvimento de jogos. |
Abstract: | The global dissemination of digital games, covering a wide range of applications in diverse areas and offering a series of benefits, highlights the growing importance of this medium. However, the complexity inherent in creating these games, combined with the need for specialized knowledge, often discourages individuals who aspire to realize their ideas in the digital gaming scene. In this context, this work proposes the development of a tool with the aim of simplifying one of the crucial stages of game development, focusing on recommending game engines based on the scope of the developer’s project. The methodology adopted included a comprehensive research on the various game engines available, the classification of these engines, the formulation of essential questions for game development, the definition of development tools and methods, the design and implementation of the proposed tool, followed by an assessment of its usability. The results obtained through a survey form with 9 questions, which aim to understand the target audience and their knowledge in the area of digital games and, finally, use of the tool include quantifying and highlighting the descriptions of a representative sample of users, where they were university students with or without experience in the area of knowledge and/or development of digital games, their preferences and trends in choosing game engines, showing more choices of games with categories in RPG, Adventure and Action, as well as a detailed analysis usability of the tool developed, highlighting elements such as better visibility in recommended game engines and responsiveness of the tool on the Web platform. Furthermore, the work identified limitations and challenges faced during the development of the tool, contributing to a more comprehensive understanding of its potential and areas capable of improvement, such as the addition of a database and better portability to the Web platform. This work aimed not only to provide a practical tool for game developers, but also to contribute to a deeper understanding of the process of choosing game engines in the context of game development. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76509 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8267429572551960 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_joaoelias.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.