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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alencar, João Marcelo Uchôa de | - |
dc.contributor.author | Lima, Vitor Reiel Moura de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T19:45:19Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T19:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Vitor Reiel Moura de. Lab Cyber Academy: aplicação para auxiliar a criação de laboratórios de treinamento cyber range. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76434 | - |
dc.description.abstract | The current cybersecurity landscape is characterized by a constant increase in cyberattacks across all areas of computing. In this context, companies require trained and skilled professionals to protect their organizations against virtual threats. One approach to cybersecurity training is the use of Cyber Range, virtual environments where professionals can simulate and train to defend themselves against real threats. However, these training programs can come with a high financial cost. While free tools are available, such as CyRM, the configuration and execution of scenarios in these environments are often manual and complex, which can discourage new users. To overcome these challenges, the creation of a free cloud-based tool was proposed to facilitate and automate the creation of cybersecurity training scenarios. This tool also provides an easily accessible application for interaction with the CyRM training environment. The experiment was conducted at the Federal University of Ceará, at the Quixadá campus, and utilized infrastructure as code tools, such as Ansible, Docker containers, and the AWS Academy program. Students participated in the training by responding to a guided questionnaire in Moodle. The results indicated satisfaction among the participants. Additionally, a questionnaire in Google Forms was filled out to assess the feasibility of using the tool in other security-related disciplines. This training model was conducted for the first time on the campus, targeting teachers and students in the Information Security discipline. The final result of this work was the successful implementation of the Lab Cyber Academy and the validation of the solution as an effective approach to cybersecurity training. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Lab Cyber Academy: aplicação para auxiliar a criação de laboratórios de treinamento cyber range | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Bonfim, Michel Sales | - |
dc.description.abstract-ptbr | O cenário atual da cibersegurança é marcado por um aumento constante de ataques cibernéticos em todas as áreas da computação. Nesse contexto, as empresas necessitam de profissionais treinados e capacitados para proteger suas organizações contra ameaças virtuais. Uma das abordagens para treinamento em cibersegurança é o uso de Cyber Range, ambientes virtuais onde profissionais podem simular e treinar para se defender contra ameaças reais. No entanto, esses treinamentos podem ter um alto custo financeiro. Embora existam ferramentas gratuitas disponíveis como é o caso do CyRM, a configuração e execução de cenários nesses ambientes são frequentemente manuais e complexas, o que pode desencorajar novos usuários. Para superar esses desafios, foi proposta a criação de uma ferramenta gratuita implementada na nuvem que visa facilitar e automatizar a criação de cenários de treinamento em cibersegurança. Essa ferramenta também disponibiliza uma aplicação de fácil acesso e interação com o ambiente de treinamento do CyRM. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Ceará, no campus de Quixadá, e fez uso de ferramentas de infraestrutura como código, como o Ansible, contêineres Docker e o programa AWS Academy. Os alunos participaram do treinamento, respondendo a um questionário guiado no Moodle. Os resultados indicaram satisfação por parte dos participantes. Além disso, foi preenchido um questionário no Google Forms para avaliar a viabilidade do uso da ferramenta em outras disciplinas de segurança. Esse modelo de treinamento foi realizado pela primeira vez no Campus, direcionado a professores e estudantes da disciplina de Segurança da Informação. O resultado final desse trabalho foi a implementação bem-sucedida do Lab Cyber Academy e a validação da solução como uma abordagem eficaz para o treinamento em cibersegurança. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Cibersegurança | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Cyber Range | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Docker | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Computação em nuvem | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Infraestrutura como código | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4360168226365314 | pt_BR |
local.co-advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8665-3675 | pt_BR |
local.co-advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9486997773441668 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | REDES DE COMPUTADORES - QUIXADÁ - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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