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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, José Weligton Félix-
dc.contributor.authorPereira, Samuel de Sousa-
dc.date.accessioned2024-03-04T19:36:20Z-
dc.date.available2024-03-04T19:36:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPEREIRA, Samuel de Sousa. Relação entre acesso à educação superior e o desenvolvimento regional nordestino. 2023. 32 f. TCC (Curso de graduação em Ciências Econômicas) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76384-
dc.description.abstractThe objective of this study is the empirical investigation of the relationship between higher education and regional development in the Northeast from 2012 to 2017, considering the Human Development Index (HDI) as a regional development indicator and, as education indicators, the attendance rate net access to higher education and percentage of 25 years of age or older with higher education. For this, the panel data model was used. The information was extracted from the IBGE, IPEADATA and Ministry of Finance databases. According to the results obtained, there was a positive relationship between the indicators referring not only to higher education, but also to education in general, which, in turn, resulted in an increase in the level of regional development (HDI). Given this evidence presented, it is suggested the implementation of educational incentive mechanisms, considering the use of public policies as an alternative, in order to encourage the generation of opportunities for higher education and, consequently, raise the HDI of the northeastern regionpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelação entre acesso à educação superior e o desenvolvimento regional nordestinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo possui como objetivo a investigação empírica da relação entre educação superior e desenvolvimento regional nordestino dos anos de 2012 a 2017, considerando como indicador de desenvolvimento regional o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, como indicadores de educação, a taxa de frequência líquida ao ensino superior e percentual de 25 anos ou mais de idade com ensino superior completo. Para isso, utilizou-se o modelo de dados em painel. As informações foram extraídas das bases de dados do IBGE, IPEADATA e Ministério da Fazenda. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se uma relação positiva entre os indicadores referentes não somente ao ensino superior, mas também à educação em geral, que por sua vez, resultou na elevação do nível de desenvolvimento regional (IDH). Diante dessas evidências apresentadas, sugere-se a implantação de mecanismos de incentivos educacionais, considerando como uma alternativa o uso de políticas públicas, a fim de incentivar a geração de oportunidades à educação superior e, consequentemente, elevar o IDH da região nordestina.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação Superiorpt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subject.ptbrÍndice de desenvolvimento humano - IDHpt_BR
dc.subject.ptbrRegião Nordestept_BR
dc.subject.enHigher educationpt_BR
dc.subject.enRegional developmentpt_BR
dc.subject.enHuman development index - HDIpt_BR
dc.subject.enNortheast Regionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5983-9204pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9050587244220008pt_BR
local.date.available2024-
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