Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76361
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Parente, Filipe Ximenes | - |
dc.contributor.author | Holanda, Marcelo Anderson da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T11:19:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T11:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, Marcelo Anderson da Costa. Ensino coletivo de bateria e percussão: proposição e análise de um método com ênfase na criatividade. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76361 | - |
dc.description.abstract | The objective of this Master's dissertation was to propose and analyze a collective teaching method for drums and percussion, called “Creative Repercussion”. This method has an emphasis on creation, and it was applied in the disciplines of Art, which appear in the curricular matrix of Integrated Technical Education courses, such as IT, Mechanics and Buildings at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) Campus Itapipoca, from August to December 2022. The results were collected and analyzed in March 2023. For the development of this dissertation, were used as theoretical references authors from the area of Collective Teaching of Musical Instruments (ECIM) such as Cruvinel (2005), Santos (2013) and others, and from the area of creativity such as Swanwick (2003), Schafer (2011), Beineke (2009), among other authors. The methodology consisted of developing and applying a collective teaching method for drums and percussion. The approach to the research problems was qualitative, following the studies of Bodgan and Biklen (1994) and Minayo (2012). The evaluation of the participants perception of the collective drum and percussion method was carried out by applying a form filling to the research participants and was based on the discussion of data, considering creativity in the context of music teaching, as also results from ECIM, from musical theory applied together with instrumental practice, access to music within the school environment, factors of motivation and/or demotivation of instrumental practice, the use of a regional repertoire and the use of technologies, such as metronome. Thus, this work brings contributions to ECIM in the area of Drums and Percussion within the scope of Basic Education, as well as with the use of creativity in the school context in Art subjects in the music subarea. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino coletivo de bateria e percussão: proposição e análise de um método com ênfase na criatividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente dissertação de Mestrado teve como objetivo a proposição e a análise de um método de ensino coletivo de bateria e percussão, denominado “Repercussão Criativa”. O método em questão tem ênfase na criação e foi aplicado nas disciplinas de Arte que constam na matriz curricular dos cursos do Ensino Técnico Integrado, como Informática, Mecânica e Edificações, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Itapipoca, no período de agosto a dezembro de 2022. Os resultados foram coletados e analisados em março de 2023. Para o desenvolvimento desta dissertação, foram usados como referencial teórico autores da área de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM) como Cruvinel (2005), Santos (2013) e outros, e da área de criatividade, como Swanwick (2003), Schafer (2011), Beineke (2009), entre outros. A metodologia consistiu na elaboração e aplicação de um método de ensino coletivo de bateria e percussão. A abordagem dos problemas da pesquisa foi qualitativa, seguindo os estudos de Bodgan e Biklen (1994) e Minayo (2012). A avaliação da percepção dos participantes sobre o método coletivo de bateria e percussão foi feita por meio da aplicação de um formulário aos participantes da pesquisa e teve como base a discussão dos dados, considerando a criatividade no contexto do ensino de música, bem como resultados do ECIM, da teoria musical aplicada junto com a prática instrumental, do acesso à música dentro do ambiente escolar, dos fatores da motivação e/ou desmotivação da prática instrumental, do uso de um repertório regional e do uso de tecnologias, como o metrônomo. Assim, este trabalho traz contribuições para o ECIM na área de Bateria e Percussão, no âmbito do Ensino Básico, e para o uso da criatividade no contexto escolar nas disciplinas de Arte, na subárea música. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino coletivo de instrumentos musicais | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Bateria e percussão | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Métodos | pt_BR |
dc.subject.en | Collective teaching of musical instruments | pt_BR |
dc.subject.en | Creativity | pt_BR |
dc.subject.en | Drums and percussion | pt_BR |
dc.subject.en | Method | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5043724233320819 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2134488263337352 | pt_BR |
local.date.available | 2024-03-04 | - |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_macholanda.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.