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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Erilene Firmino da-
dc.contributor.authorCunha, Barbara Kauany de Castro-
dc.date.accessioned2024-03-01T21:08:54Z-
dc.date.available2024-03-01T21:08:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCUNHA, Barbara Kauany de Castro. Jornalistas, assessores e identidade: um estudo de caso dos Assessores de Imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76360-
dc.description.abstractThis monograph presents the results of research carried out to investigate how the similarities and differences between press officers and journalists in the newsrooms of mainstream media outlets impact on the construction of the identity of press officers. The work is based on a case study with press officers from the Fortaleza city hall who took up the profession between 2002 and 2022 and work in the public sector of this job market. The research collected data about the professional identity of these press officers, outlining a profile of these workers. To this end, we carried out a questionnaire that allowed qualitative and quantitative data analysis, using discourse analysis to evaluate the responses. The professionals identify themselves as journalists and advisors, and are aware of the differences in roles and target audience between themselves and newsroom journalists.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJornalistas, assessores e identidade: um estudo de caso dos Assessores de Imprensa da Prefeitura Municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia traz o resultado de pesquisa realizada para investigar como as semelhanças e diferenças entre assessores de imprensa e jornalistas das redações dos veículos de comunicação da grande mídia repercutem na construção da identidade dos assessores de imprensa. O trabalho é feito a partir do estudo de caso com os assessores de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza que assumiram o ofício da profissão entre 2002 e 2022 e atuam no setor público deste mercado de trabalho. A pesquisa coletou dados acerca da identidade profissional desses assessores de imprensa traçando um perfil desses trabalhadores. Para tanto, realizamos aplicação de questionário que permitiram a análise qualitativa e quantitativa de dados, fazendo uso da análise do discurso para avaliar as respostas. Os profissionais identificam-se como jornalistas e assessores, e têm ciência das diferenças de papéis e público-alvo entre eles e os jornalistas de redação.pt_BR
dc.subject.ptbrAssessoria de Imprensapt_BR
dc.subject.ptbrIdentidadept_BR
dc.subject.ptbrJornalismopt_BR
dc.subject.ptbrPerfilpt_BR
dc.subject.enPress Officept_BR
dc.subject.enIdentitypt_BR
dc.subject.enJournalismpt_BR
dc.subject.enProfilept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2781409000067853pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9956700277809209pt_BR
local.date.available2024-03-01-
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