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Tipo: Tese
Título : Narrativas de travestis em situação de rua: cultura, educação e sexualidade
Autor : Matos, Camila Saraiva de
Tutor: Vasconcelos, José Gerardo
Palabras clave en portugués brasileño: Gênero;Educação;Travestis;Narrativas
Palabras clave en inglés: Gender;Education;Cross-dressers;Narratives
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2021
Citación : MATOS, Camila Saraiva de. Narrativas de travestis em situação de rua: cultura, educação e sexualidade. 2021. 88 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O escopo do trabalho é compreender, por meio das narrativas, as práticas educativas de gênero das travestis em situação de rua na cidade de Fortaleza, Ceará. Para tal, foram realizadas uma gama de entrevistas não-diretivas, coletadas entre agosto de 2016 e junho de 2019. As narrativas revelam os saberes construídos, experenciados e compartilhados cotidianamente pelas sujeitas entrevistadas. A pesquisa abordou o enfoque da educação informal, tendo como fundamentação teórica as ideias dispostas em: Libâneo (1994) e Brandão (2007). Para debater outras questões, como gênero e sexualidade, utilizou-se o arcabouço teórico disposto em: Louro (2014), Butler (2019), Foucault (1997), Santos (2015), Andrade (2012), Kulick (2008), entre outros autores. Em relação aos aspectos culturais e etnográficos envolvendo o campo da pesquisa, tomou-se como base os estudos de Malinowski (1984), Geertz (2011) e Oliveira (2000). As narrativas foram amparadas com base em autores, tais como: Ferraroti (2014), Xavier (2014), Pollak (1989). Ademais, fez-se necessária uma problematização em relação às estratégias de sobrevivência das travestis na rua, às normas de conduta dos moradores de rua e às ações subjetivas que envolvem todo um contexto de marginalização, usos e abusos do corpo, à produção da feminilidade. No que diz respeito às transformações do corpo, discorreu-se sobre os danos irreparáveis devido ao uso do silicone industrial: “a dor da beleza”. Ao longo do estudo, temáticas, como prostituição e transfobia também foram discutidas. No mais, essa tese expôs as formas como as travestis ressignificam as suas relações de intersubjetividade, seus contextos educacionais e socioculturais. Entre os resultados, obteve-se que as travestis vão morar na rua após romper os lanços familiares, pois a família não aceita o fato delas serem travestis; outras apontam que sofreram abuso e violência sexual em casa. No que tange à relação com a escola, muitas não conseguiram terminar o ensino fundamental e apontaram essa instituição como um ambiente excludente e reprodutor da ordem vigente, ou seja, ao invés de desconstruir os estereótipos de gênero, a escola acaba reforçando os padrões heteronormativos.
Abstract: The scope of this study is to understand, through narratives, the gender educational practices of homeless cross-dressers in the city of Fortaleza, Ceará. Therefore, a series of non-directive interviews were carried out, between August 2016 and June 2019. The narratives reveal the knowledge that was constructed, experienced, and shared daily by the interviewees. The research approached the focus of informal education, taking as its theoretical foundation the ideas presented by: Libâneo (1994) and Brandão (2007). To discuss other issues, such as gender and sexuality, we used the theoretical framework developed by Louro (2014), Butler (2019), Foucault (1997), Santos (2015), Andrade (2012), Kulick (2008), among others. Regarding the cultural and ethnographic aspects involving the research field, the studies of Malinowski (1984), Geertz (2011) and Oliveira (2000) were taken as a basis. The narratives were based on authors such as Ferraroti (2014), Xavier (2014) and Pollak (1989). In addition, it was essential to debate the survival strategies of cross-dressers on the street, the behavioral norms of homeless people and the subjective actions that involve a whole context of marginalization, uses and abuses of the body, and the production of femininity. Concerning body transformations, the irreparable damage caused by the use of industrial silicone was discussed: "the pain of beauty". Throughout the study, issues such as prostitution and transphobia were also discussed. In this regard, this thesis exposed the ways in which cross-dressers re-signify their intersubjective relationships, their educational and socio-cultural contexts. Among the conclusions was that the cross-dressers decide to live on the streets after breaking family bonds, because their families reject the fact that they are cross-dressers; while others reveal that they have suffered sexual abuse and violence at home. Regarding their relationship with school, many were unable to finish elementary school and considered this institution as an excluding environment and a replicator of the prevailing order, which means that instead of deconstructing gender stereotypes, the school actually reinforces heteronormative standards.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76330
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4504567540028363
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1590976796851445
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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