Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76179
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGonçalves, Rodrigo da Rocha-
dc.contributor.authorPinto, Guilherme-
dc.contributor.authorSantos, Regina Ávila-
dc.contributor.authorNoda, Michel da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-19T15:16:53Z-
dc.date.available2024-02-19T15:16:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rodrigo da Rocha; PINTO, Guilherme; SANTOS, Regina Ávila; NODA, Michel da Silva. Construindo um indicador de acessibilidade aos portos públicos brasileiros Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.56, n. 2, 2023. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/arquivosdecienciadomar/article/view/80771. Acesso em: 19 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn0374-5686-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76179-
dc.description.abstractPorts play a strategic role in Brazil's economic growth. The increase in maritime imports and exports has generated a growing demand for these services; however, logistical and transportation inefficiencies have hindered port operations. Thus, this paper develops a comprehensive accessibility index for Brazilian ports considering factors such as draft depth, connectivity with other modes of transportation, distance to state capitals, and quality of access roads, aiming to identify ports with the best accessibility in the country. Among the results, it was identified that the most accessible ports include Santos, Itaguaí, Rio de Janeiro, Paranaguá, São Sebastião, and Itaqui, with an accessibility index above 0.60. On the other hand, ports such as Areia Branca, Ilhéus, Santana, Maceió, Recife, Aratu, and Santarém presented the worst results, with indices below 0.40. This highlights the importance of solid infrastructure and market potential to improve accessibility. Additionally, the need for investments in waterway transportation infrastructure, especially in draft depth, was observed. Ports like Pelotas, Porto Alegre, and Estrela were identified with the shallowest drafts, registering extremely low accessibility indices (0.03 and 0.00). These results have significant implications for guiding future investments and improvements in Brazil's port infrastructure, aiming to enhance accessibility and stimulate the country's maritime trade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherArquivos de Ciências do Marpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstruindo um indicador de acessibilidade aos portos públicos brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs portos desempenham um papel estratégico no crescimento econômico do Brasil. O aumento das importações e exportações marítimas tem gerado uma crescente demanda por esses serviços, porém, a ineficiência logística e de transporte tem prejudicado as operações portuárias. Dessa forma, este artigo desenvolve um índice abrangente de acessibilidade para os portos brasileiros considerando fatores como profundidade do calado, conectividade com outros modais de transporte, distância até as capitais estaduais e qualidade das rodovias de acesso, com o objetivo de identificar os portos com a melhor acessibilidade no país. Dentre os resultados identificou-se que os portos mais acessíveis incluem Santos, Itaguaí, Rio de Janeiro, Paranaguá, São Sebastião e Itaqui, com um índice de acessibilidade superior a 0,60. Por outro lado, portos como Areia Branca, Ilhéus, Santana, Maceió, Recife, Aratu e Santarém apresentaram os piores resultados, com índices abaixo de 0,40. Isso destaca a importância da infraestrutura sólida e do potencial de mercado para melhorar a acessibilidade. Além, foi observado a necessidade de investimentos na infraestrutura de transporte aquaviário, especialmente na profundidade do calado. Portos como Pelotas, Porto Alegre e Estrela foram identificados com os menores calados, registrando índices de acessibilidade extremamente baixos (0,03 e 0,00). Esses resultados têm implicações importantes para orientar futuros investimentos e melhorias na infraestrutura portuária brasileira, visando aprimorar a acessibilidade e estimular o comércio marítimo do país.pt_BR
dc.title.enBuilding an accessibility indicator for Brazilian public portspt_BR
dc.subject.ptbrÍndice - acessibildadept_BR
dc.subject.ptbrGeografiapt_BR
dc.subject.ptbrEconomiapt_BR
dc.subject.enAccessibility Indexpt_BR
dc.subject.enGeographypt_BR
dc.subject.enEconomypt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0596-5576pt_BR
local.author.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3565-2984pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1844-4369pt_BR
Aparece en las colecciones: LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_art_rrgoncalves.pdf637,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.