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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gonçalves, Rodrigo da Rocha | - |
dc.contributor.author | Pinto, Guilherme | - |
dc.contributor.author | Santos, Regina Ávila | - |
dc.contributor.author | Noda, Michel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T15:16:53Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T15:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Rodrigo da Rocha; PINTO, Guilherme; SANTOS, Regina Ávila; NODA, Michel da Silva. Construindo um indicador de acessibilidade aos portos públicos brasileiros Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.56, n. 2, 2023. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/arquivosdecienciadomar/article/view/80771. Acesso em: 19 fev. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0374-5686 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76179 | - |
dc.description.abstract | Ports play a strategic role in Brazil's economic growth. The increase in maritime imports and exports has generated a growing demand for these services; however, logistical and transportation inefficiencies have hindered port operations. Thus, this paper develops a comprehensive accessibility index for Brazilian ports considering factors such as draft depth, connectivity with other modes of transportation, distance to state capitals, and quality of access roads, aiming to identify ports with the best accessibility in the country. Among the results, it was identified that the most accessible ports include Santos, Itaguaí, Rio de Janeiro, Paranaguá, São Sebastião, and Itaqui, with an accessibility index above 0.60. On the other hand, ports such as Areia Branca, Ilhéus, Santana, Maceió, Recife, Aratu, and Santarém presented the worst results, with indices below 0.40. This highlights the importance of solid infrastructure and market potential to improve accessibility. Additionally, the need for investments in waterway transportation infrastructure, especially in draft depth, was observed. Ports like Pelotas, Porto Alegre, and Estrela were identified with the shallowest drafts, registering extremely low accessibility indices (0.03 and 0.00). These results have significant implications for guiding future investments and improvements in Brazil's port infrastructure, aiming to enhance accessibility and stimulate the country's maritime trade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Arquivos de Ciências do Mar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construindo um indicador de acessibilidade aos portos públicos brasileiros | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os portos desempenham um papel estratégico no crescimento econômico do Brasil. O aumento das importações e exportações marítimas tem gerado uma crescente demanda por esses serviços, porém, a ineficiência logística e de transporte tem prejudicado as operações portuárias. Dessa forma, este artigo desenvolve um índice abrangente de acessibilidade para os portos brasileiros considerando fatores como profundidade do calado, conectividade com outros modais de transporte, distância até as capitais estaduais e qualidade das rodovias de acesso, com o objetivo de identificar os portos com a melhor acessibilidade no país. Dentre os resultados identificou-se que os portos mais acessíveis incluem Santos, Itaguaí, Rio de Janeiro, Paranaguá, São Sebastião e Itaqui, com um índice de acessibilidade superior a 0,60. Por outro lado, portos como Areia Branca, Ilhéus, Santana, Maceió, Recife, Aratu e Santarém apresentaram os piores resultados, com índices abaixo de 0,40. Isso destaca a importância da infraestrutura sólida e do potencial de mercado para melhorar a acessibilidade. Além, foi observado a necessidade de investimentos na infraestrutura de transporte aquaviário, especialmente na profundidade do calado. Portos como Pelotas, Porto Alegre e Estrela foram identificados com os menores calados, registrando índices de acessibilidade extremamente baixos (0,03 e 0,00). Esses resultados têm implicações importantes para orientar futuros investimentos e melhorias na infraestrutura portuária brasileira, visando aprimorar a acessibilidade e estimular o comércio marítimo do país. | pt_BR |
dc.title.en | Building an accessibility indicator for Brazilian public ports | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Índice - acessibildade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Geografia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Economia | pt_BR |
dc.subject.en | Accessibility Index | pt_BR |
dc.subject.en | Geography | pt_BR |
dc.subject.en | Economy | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0596-5576 | pt_BR |
local.author.orcid | http://orcid.org/0000-0003-3565-2984 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1844-4369 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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