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dc.contributor.advisorVieira, Neiva Francenely Cunha-
dc.contributor.authorMota, Êmile Costa Barros-
dc.date.accessioned2024-02-06T17:43:49Z-
dc.date.available2024-02-06T17:43:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMOTA, Êmile Costa Barros. Avaliação de ações educativas de programa de prevenção ao uso de drogas: experiência de adolescentes e pais. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/76070. Acesso em: 06 fev. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76070-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate signs of effectiveness of educational actions implemented in a drug use prevention program based on the experience of adolescents and parents. Educational actions promoted the development of socio-emotional skills to improve relationships in the family context and between adolescents and peers, with a view to preventing drug use and other behavioral problems. This is a qualitative evaluative case study research, in data collection, focus groups were used using a script aimed at participants from two northeastern states, at the end of the educational intervention, in the period of April and May 2022 The data produced through audio recording were transcribed and stored in an online file, processed and submitted to the IRAMUTEQ® software for description and analysis. The interpretation was anchored in Bandura's social learning theory. The results of the study showed that the bond between parents and their children and between them and the institution were motivating factors to participate in educational interventions. Among the socio emotional skills developed, favorable changes in family relationships and adolescents' relationships with friends stand out. Parents valued the opportunity to learn, change, help, talk and know. Adolescents recognized the importance of participating in drug prevention educational activities. The material used was appreciated by both participants, and they suggested the inclusion of other topics, updating the materials and expanding the vacancies. It is concluded that signs of effectiveness were obtained, having demonstrated that there was participation of adolescents and parents in educational actions, the promoting institution played an important role in mobilizing and forming bonds for the development of interventions. The socio-emotional skills developed by the participants made them aware of improving interpersonal relationships within the family and between adolescents and their peers, and progress was made in making responsible decisions regarding preventing drug use.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleAvaliação de ações educativas de programa de prevenção ao uso de drogas: experiência de adolescentes e paispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo avaliar os sinais de efetividade das ações educativas implementadas em um programa de prevenção ao uso de drogas a partir da experiência de adolescentes e pais. As ações educativas promoveram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para melhorar a relação no contexto familiar e entre adolescentes e pares, com vistas na prevenção do uso de drogas e outros problemas comportamentais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa avaliativa de estudo de caso, na coleta de dados utilizou-se grupos focais com uso de um roteiro dirigido aos participantes de dois estados do nordeste, no final da intervenção educativa, no período de Abril e Maio de 2022. Os dados produzidos por meio da audiogravação foram transcritos e armazenados em arquivo online, tratados e submetidos ao software IRAMUTEQ® para descrição e análise. A interpretação foi ancorada na teoria da aprendizagem social de Bandura. Os resultados do estudo apontaram que o vínculo dos pais com os filhos e destes com a instituição foram fatores motivadores para participar das intervenções educativas. Das habilidades socioemocionais desenvolvidas destaque-se mudanças favoráveis no relacionamento familiar e dos adolescentes com os amigos. Os pais valorizaram a oportunidade de aprender, mudar, ajudar, falar e saber. Os adolescentes reconheceram a importância da participação de ações educativas de prevenção de drogas. O material utilizado foi apreciado por ambos participantes, e sugeriram a inclusão de outros temas, atualização dos materiais e ampliação das vagas. Conclui-se que se obteve sinais de efetividade, tendo-se demonstrado que houve participação de adolescentes e pais nas ações educativas, a instituição promotora teve um papel importante na mobilização e formação de vínculo para o desenvolvimento das intervenções. As habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos participantes os sensibilizaram para melhoria no relacionamento interpessoal no âmbito familiar e dos adolescentes com seus pares, e destes houve progresso na tomada de decisão responsável quanto a prevenção ao uso de drogas.pt_BR
dc.subject.ptbrComportamento do Adolescentept_BR
dc.subject.ptbrAvaliação em Saúdept_BR
dc.subject.ptbrEnfermagempt_BR
dc.subject.ptbrHabilidades Sociaispt_BR
dc.subject.ptbrPoder Familiarpt_BR
dc.subject.enAdolescent Behaviorpt_BR
dc.subject.enHealth Evaluationpt_BR
dc.subject.enNursingpt_BR
dc.subject.enSocial Skillspt_BR
dc.subject.enParentingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0197-1557pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7897305721937688pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9622-2462pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3162595976710799pt_BR
local.date.available2026-01-22-
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