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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76002
Tipo: | TCC |
Título: | Reflexões sobre o ensino de geografia para alunos surdos, na cidade de Fortaleza - CE |
Autor(es): | Uchôa, Gabrielly Marcelino |
Orientador: | Muniz, Alexsandra Maria Vieira |
Palavras-chave em português: | Inclusão;Educação de Surdos;Ensino de Geografia |
Palavras-chave em inglês: | Inclusive;Deaf Education;Geography Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | UCHÔA, Gabrielly Marcelino. Reflexões sobre o ensino de geografia para alunos surdos, na cidade de Fortaleza - CE. 2023. 61 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A luta dos surdos em busca de igualdade e reconhecimento acontece há muito tempo. Ao longo dos anos eles estão tendo seus direitos aos poucos sendo garantidos e sua cultura respeitada, entretanto tudo isso ainda em passos lentos, pois há muito ainda para ser conquistado. A educação inclusiva também está ganhando espaço e ao longo dos anos, apesar de ser uma temática cada vez mais em evidência, ainda é pequeno o número de instituições inclusivas para o número de pessoas surdas que há no Brasil na prática, pois na teoria, segundo a lei todas são inclusivas. No contexto da inclusão, a aproximação do espaço escolar em duas instituições de ensino e acompanhando três diferentes professores, foi o que instigou o desenvolvimento do presente trabalho. A partir disso surge a seguinte questão: a partir do estudo de caso nas instituições citadas anteriormente, como estão sendo as práticas de ensino de Geografia para os alunos surdos? O objetivo deste trabalho é compreender a prática de ensino de Geografia para alunos surdos, nas escolas no contexto da inclusão em Fortaleza, através de uma pesquisa exploratória e uma pesquisa qualitativa (pesquisa de campo e entrevistas com os professores). Além de reflexões sobre como está o ensino de Geografia para os alunos surdos, e como diferentes metodologias podem melhorar tanto no desenvolvimento pessoal e social do aluno, e facilitar o entendimento da Geografia para os alunos surdos |
Abstract: | The struggle of the deaf in search of equality and recognition has been going on for a long time. Over the years they have had their rights gradually secured and their culture respected, however all of this is still taking a slow pace, as there is still much to be conquered. Inclusive education is also gaining ground and over the years, despite being a topic that is increasingly in evidence, the number of inclusive institutions is still small for the number of deaf people in Brazil in practice, because in theory, according to the law are all inclusive. In the context of inclusion, the approximation of the school space in two teaching institutions and accompanying three different teachers, was what instigated the development of this work. From this, the following question arises: from the case study in the schools mentioned above, how are the practices of teaching Geography for deaf students? The objective of this work is to understand the practice of teaching Geography for deaf students, in schools in the context of inclusion in Fortaleza, through exploratory research, field research and interviews with teachers. In addition to reflections on how Geography teaching is for deaf students, and how different methodologies can improve both the student's personal and social development, and facilitate the understanding of Geography for deaf students. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76002 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/5962182154576634 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7536209121503356 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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