Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Anna Beatriz dos Santos | - |
dc.contributor.author | Santos, Alex Alan Almeida dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T15:58:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-16T15:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alex Alan Almeida dos. Um estudo exploratório sobre as contribuições do uso de técnicas de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75839 | - |
dc.description.abstract | Requirements Engineering and Human-Computer Interaction (HCI) have similarities in their objectives, as both propose approaches that support software development professionals to meet user needs.With this, empathy becomes relevant and the idea of integrating Software Engineering with Human-Computer Interaction becomes viable, since greater contact with users provides empathy to the development and refinement of requirements. This work reports the adoption of techniques that promote an HCI look in the Requirements Engineering process: personas, user stories and USARP. The USARP technique proposes conducting brainstorming sessions to discuss usability requirements and user interface aspects. An experience in teaching Requirements Engineering is presented in the face-to-face context in 2022/01 together with two other teaching methodologies: Gamification and Flipped Classroom, as the way the study was applied in the classroom could leave students more motivated and interested.A feedback questionnaire was designed to assess whether the techniques promoted positive attitudes during student learning. The results indicate that the techniques promoted motivation, connection, development of critical thinking and a good learning experience for students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um estudo exploratório sobre as contribuições do uso de técnicas de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Engenharia de Requisitos e Interação Humano-Computador (IHC) possuem similaridades em seus objetivos, visto que ambas propõem abordagens que apoiam os profissionais da área de desenvolvimento de software a atender as necessidades dos usuários. Com isso, a empatia se torna relevante e a ideia de integrar a Engenharia de Software com a Interação Humano-Computador se torna viável, uma vez que o maior contato com usuários fornece empatia ao desenvolvimento e refinamento de requisitos. Este trabalho relata a adoção de técnicas que promovem um olhar de IHC no processo de Engenharia de Requisitos: personas, user stories e USAbility Requirements with Personas and user stories (USARP). A técnica USARP propõe a condução de sessões de braintorming para discutir requisitos de usabilidade e aspectos de interface do usuário. Duas experiências no ensino de Engenharia de Requisitos são apresentadas em contextos presenciais, uma em 2022/02 em conjunto com outras três metodologias de ensino: Gamificação, Sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos e a outra em 2023/01 em conjunto apenas com a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, pois a forma como o estudo fosse aplicado em sala de aula, poderia deixar os alunos mais motivados e interessados. Um questionário e dinâmica de feedback chamada Lovers and Haters foram elaborados para avaliar se as técnicas promoveram atitudes positivas durante o aprendizado dos estudantes. Os resultados indicam que as técnicas promoveram motivação, conexão, desenvolvimento do pensamento crítico e uma boa experiência de aprendizado aos estudantes. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Engenharia de requisitos | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Interação humano-computador | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Personas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Histórias de usuário | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Usarp | pt_BR |
dc.subject.en | Requirements engineering | pt_BR |
dc.subject.en | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject.en | Human computer-interaction | pt_BR |
dc.subject.en | Personas | pt_BR |
dc.subject.en | User stories | pt_BR |
dc.subject.en | Usarp | pt_BR |
local.date.available | 2024-01-16 | - |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_aaasantos.pdf | 7,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.