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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Filho, José carlos Lázaro da-
dc.contributor.authorLima, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho-
dc.date.accessioned2024-01-15T19:04:13Z-
dc.date.available2024-01-15T19:04:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho. Gerenciamento de tensões organizacionais e geração de valor social nos negócios de impacto. 2023. 177 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Progama de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75816-
dc.description.abstractImpact businesses have been gaining prominence in the academic and managerial spheres as they seek to reconcile socio-environmental objectives with financial sustainability. This hybrid organizational format, which operates according to market logic and has a concern with impact at the center of its operations, is composed of organizational tensions. These organizational tensions are categorized into eight dimensions: organizational objective, legality, organizational evolution, financial resources, profits, human resources, interorganizational relations and entrepreneurial process. Knowing that the ultimate objective of impact businesses is the generation of social value, and that managing organizational tensions is fundamental to organizational continuity and success, this work sought to fill a gap in research on tensions and social value. Therefore, the objective of this research was to understand how the management of organizational tensions affects the generation of social value in impact businesses. Taking the impact ecosystem of the State of Ceará as a context, a qualitative research approach was carried out, through multiple case studies, with six impact businesses in Ceará. The following sources of evidence stand out: carrying out 21 semi-structured interviews with entrepreneurs and other actors in the ecosystem; preparation of 13 direct observation reports; and document and social media analysis. The data was analyzed using content analysis. The results showed that managing organizational tensions increases the generation of social value in impact businesses. Some management actions used by businesses were: expanding business partnerships; analyze the complete business value chain; carry out effective communication of the social purpose of the business; measure the value and impacts generated; develop strategic growth plans for each sector of the company. The management of organizational tensions in their various dimensions interconnects and permeates the specific issues of tension and the expansion of the generation of social value occurs through the increase in productive capital, human capital, social capital, physical capital, natural capital, reuse of material and of citizenship.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGerenciamento de tensões organizacionais e geração de valor social nos negócios de imapctopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrOs negócios de impacto vêm ganhando destaque no âmbito acadêmico e gerencial por buscarem conciliar objetivos socioambientais junto à sustentabilidade financeira. Esse formato organizacional híbrido, que opera pela lógica de mercado e possui no centro de sua atuação a preocupação com o impacto, é composto por tensões organizacionais. Essas tensões organizacionais são categorizadas em oito dimensões: objetivo organizacional, legalidade, evolução organizacional, recursos financeiros, lucros, recursos humanos, relações interorganizacionais e processo empreendedor. Sabendo que o objetivo final dos negócios de impacto é a geração de valor social, e que o gerenciamento das tensões organizacionais é fundamental para a continuidade e sucesso organizacional, o presente trabalho buscou preencher uma lacuna nas pesquisas sobre tensões e valor social. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender como o gerenciamento de tensões organizacionais afeta a geração de valor social nos negócios de impacto. Tendo como contexto o ecossistema de impacto do Estado do Ceará, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de estudo de múltiplos casos, com seis negócios de impacto cearense. Como fontes de evidência destacam-se: realização de 21 entrevistas semiestruturadas com empreendedores e outros atores do ecossistema; elaboração de 13 relatórios de observação direta; e análise documental e das mídias sociais. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o gerenciamento de tensões organizacionais amplia a geração de valor social nos negócios de impacto. Algumas ações de gerenciamento utilizadas pelos negócios foram: ampliar parcerias de negócios; analisar a cadeia de valor completa do negócio; realizar comunicação efetiva do propósito social do negócio; mensurar o valor e impactos gerados; elaborar planos estratégicos de crescimento para cada setor da empresa. O gerenciamento de tensões organizacionais em suas diversas dimensões se interconecta e perpassa os assuntos específicos da tensão e a ampliação da geração de valor social acontece através do aumento do capital produtivo, capital humano, capital social, capital físico, capital natural, reuso de material e da cidadania.pt_BR
dc.subject.ptbrNegócios de impactopt_BR
dc.subject.ptbrGerenciamento de tensões organizacionaispt_BR
dc.subject.ptbrGeração de valor socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4249561966840222pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1338514748652744pt_BR
local.date.available2024-01-
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