Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75731
Tipo: TCC
Título: Proposta de planejamento estratégico em uma microempresa: estudo de caso em um comércio especializado no serviço de sinalização de trânsito
Autor(es): Santos, Ana Luiza Gondim
Orientador: Gomes, Josemeire Alves
Palavras-chave em português: Planejamento estratégico;Empreendedorismo;SWOT
Palavras-chave em inglês: Strategic planning;Entrepreneurship;SWOT
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Ana Luiza Gondim. Proposta de planejamento estratégico em uma microempresa: estudo de caso em um comércio especializado no serviço de sinalização de trânsito. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023.
Resumo: Nos últimos anos o empreendedorismo tem se tornado uma opção viável como uma alternativa aos empregos tradicionais na iniciativa pública ou privada, e o número de indivíduos que buscam iniciar seus próprios negócios tem aumentado consideravelmente. No entanto, o empreendedorismo também traz consigo desafios significativos, como riscos financeiros, incerteza e a necessidade de desenvolver habilidades empreendedoras. O planejamento estratégico empresarial é vital para lidar com tais desafios sendo uma ferramenta crucial para a sobrevivência de qualquer empresa, com a ausência dele, a empresa enfrenta dificuldades na identificação das necessidades e oportunidades existentes dentro do mercado alvo. O objetivo deste trabalho é propor um planejamento estratégico para um estabelecimento especializado em sinalização de trânsito, situado na cidade de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, com características exploratórias e descritivas. Para alcançar os objetivos, foram utilizados procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica e estudo de caso. As informações foram obtidas por meio de uma reunião com os proprietários, observações e a aplicação de ferramentas de gestão, como a matriz SWOT e a ferramenta 5W1H. Os resultados obtidos possibilitaram uma análise do ambiente interno e externo da empresa, com isso na elaboração da matriz SWOT. Com base nessa matriz, foram identificadas áreas de necessidade de melhoria e pontos fortes a serem fortalecidos. Esse diagnóstico viabilizou a formulação de quatro estratégias, que são: a) Diversificação de Produtos, b) Diversificação de Fornecedores, c) Aumento da Capacidade de Produção, d) Inovação Tecnológica. Para cada uma dessas estratégias foram definidos planos de ação e indicadores. Portanto, os objetivos propostos para a realização deste trabalho foram alcançados.
Abstract: In recent years, entrepreneurship has become a viable option as an alternative to traditional jobs in the public or private sector, and the number of individuals seeking to start their own businesses has increased considerably. However, entrepreneurship also brings with it significant challenges, such as financial risks, uncertainty and the need to develop entrepreneurial skills. Strategic business planning is vital to dealing with such challenges and is a crucial tool for the survival of any company. In the absence of it, the company faces difficulties in identifying the needs and opportunities that exist within the target market. The objective of this work is to propose strategic planning for an establishment specialized in traffic signaling, located in the city of Limoeiro do Norte, in the state of Ceará. This is applied research with a qualitative approach, with exploratory and descriptive characteristics. To achieve the objectives, technical procedures such as bibliographic research and case studies were used. The information was obtained through a meeting with the owners, observations and the application of management tools, such as the SWOT matrix and the 5W1H tool. The results obtained made it possible to analyze the company's internal and external environment, thereby creating the SWOT matrix. Based on this matrix, areas in need of improvement and strengths to be strengthened were identified. This diagnosis made it possible to formulate four strategies, which are: a) Product Diversification, b) Supplier Diversification, c) Increase in Production Capacity, d) Technological Innovation. For each of these strategies, action plans and indicators were defined. Therefore, the objectives proposed for carrying out this work were achieved.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75731
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_algantos.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.