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Tipo: Dissertação
Título: Análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem de práticas educacionais após simulação clínica com alunos ingressantes de graduação em enfermagem
Autor(es): Carvalho, Francisca Maila Medeiros de
Orientador: Rodrigues, Maxweel Veras
Coorientador: Beserra, Eveline Pinheiro
Palavras-chave em português: Treinamento por simulação;Educação em enfermagem;Aprendizagem
Palavras-chave em inglês: Simulation training;Learning;Nursing education
Data do documento: 2023
Citação: CARVALHO, Francisca Maila Medeiros de. Análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem de práticas educacionais após simulação clínica com alunos ingressantes de graduação em enfermagem. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Os professores utilizam diversas técnicas de ensino para auxiliar os estudantes na construção de seu conhecimento. Ao longo do tempo, essas abordagens evoluíram para integrar teoria, prática e métodos de ensino que promovem a participação ativa dos alunos. No cenário atual, as práticas educacionais baseadas em metodologias ativas, como a simulação clínica, ganham destaque, rompendo com métodos tradicionais. Embora a eficácia da simulação clínica no Ensino Superior seja reconhecida, não existem estudos específicos sobre como aplicá-la a alunos iniciantes em enfermagem. Além disso, há escassez de pesquisas que visem melhorar a permanência dos estudantes ou reduzir a evasão acadêmica por meio da simulação clínica, com monitoramento através de indicadores específicos. Neste contexto, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a simulação clínica para alunos ingressantes de graduação em enfermagem antes das práticas assistidas visando à redução da evasão. Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada, descritiva e comparativa, com abordagem quantitativa, com 48 estudantes do primeiro e segundo semestre do curso de graduação em enfermagem. Os participantes foram selecionados por meio de amostragem não probabilística em sequência, considerando os critérios de inclusão. O cenário da pesquisa foi o Laboratório de Habilidades e Práticas de Enfermagem. O método proposto foi dividido em três etapas: (1) identificar os participantes e realizar a apresentação da pesquisa; (2) detalhar a realização da simulação clínica; (3) descrever a elaboração dos indicadores de análise estudantil. Duas bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência aplicaram a simulação em três sessões de 50 minutos cada, seguindo um Procedimento Operacional Padrão. A condução da simulação foi guiada pelo modelo teórico de Jeffries e pelas diretrizes da The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. Após a aplicação de cada simulação clínica, os participantes responderam a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA) e a Escala do Design da Simulação (EDS). Os dados foram analisados utilizando cálculos de frequência relativa e absoluta, média, erro e desvio padrão. Na análise inferencial estatística, foram aplicados o teste de Kolmogorov Smirnov, teste T e a Razão de Verossimilhança. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, com parecer nº: 3.577.232. Os resultados mostraram que, embora não tenha havido significância estatística na maioria dos itens da ESEAA e da EDS, os estudantes expressaram satisfação e autoconfiança com a aprendizagem por meio da observação da simulação, sendo que as respostas dos participantes A média da ESEAA foi de 4,57 (Dp±0,36) para a primeira simulação e 4,51 (Dp±0,83) para a segunda simulação. Os indicadores propostos foram: (1) Taxa de Adesão; (2) Taxa de Compreensão da Simulação; (3) Taxa de Estímulo à Permanência; (4) Taxa de Participantes Assíduos na Simulação Clínica; e (5) Índice de Identificação com a Profissão. Chegou-se à conclusão de que a aplicação da simulação clínica pode ser empregada como uma abordagem para introduzir os estudantes ingressantes ao curso de enfermagem, estimulando a sensação de satisfação e confiança durante o processo de aprendizagem.
Abstract: Teachers employ various teaching techniques to assist students in constructing their knowledge. Over time, these approaches have evolved to integrate theory, practice, and teaching methods that foster active student participation. In the current scenario, education practices based on active methodologies, such as clinical simulation, are gaining prominence, breaking away from traditional methods. While the effectiveness of clinical simulation in higher education is recognized, there are no specific studies on how to apply it to novice nursing students. Furthermore, there is a shortage of research aimed at improving student retention or reducing academic attrition through clinical simulation, with monitoring through specific indicators. In this context, the present research aimed to evaluate clinical simulation for incoming undergraduate nursing students before assisted practices to reduce attrition. For this purpose, an applied, descriptive, and comparative research was conducted with a quantitative approach involving 48 students from the first and second semesters of the nursing undergraduate program. Participants were selected through non-probabilistic sequential sampling, considering inclusion criteria. The research setting was the Nursing Skills and Practices Laboratory. The proposed method was divided into three stages: (1) identifying participants and presenting the research; (2) detailing the implementation of clinical simulation; (3) describing the development of student analysis indicators. Two scholarship holders from the Welcome and Incentive Program for Persistence applied the simulation in three sessions of 50 minutes each, following a Standard Operating Procedure. The simulation was guided by Jeffries' theoretical model and the guidelines of The International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. After each clinical simulation, participants responded to the Student Satisfaction and Self-Confidence with Learning Scale (ESSSLS) and the Simulation Design Scale (EDS). Data were analyzed using calculations of relative and absolute frequency, mean, error, and standard deviation. In inferential statistical analysis, the Kolmogorov–Smirnov test, T-test, and Likelihood Ratio were applied. The research received approval from the Research Ethics Committee, with opinion no: 3,577,232. "The results showed that, although there was no statistical significance in most of the items of the ESSSLS and EDS, students expressed satisfaction and self-confidence with learning through observation of the simulation, with the participants' responses being mostly 'agree' or 'strongly agree'. The mean of the ESSSLS was 4.57 (SD±0.36) for the first simulation and 4.51 (SD±0.83) for the second simulation. The proposed indicators were: (1) Adherence Rate; (2) Simulation Understanding Rate; (3) Permanence Incentive Rate; (4) Attendance Rate of Participants in Clinical Simulation; and (5) Identification with the Profession Index. It has been concluded that the application of clinical simulation can be employed as an approach to introduce incoming nursing students, stimulating a sense of satisfaction and confidence during the learning process.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75620
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0616314534909209
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1999-6832
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0145509726999114
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-0631-8461
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/2062308518368662
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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