Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75576
Type: TCC
Title: O processo de implementação da inteligência competitiva em uma organização de serviços: uma pesquisa-ação
Authors: Rocha, Iasmin da Costa
Advisor: Lopes, Luma Louise Sousa
Keywords in Brazilian Portuguese : Inteligência Competitiva;Organização de serviços;Pesquisa-Ação
Keywords in English : Competitive Intelligence;Service Company;Action-Research
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2023
Citation: ROCHA, Iasmin da Costa. O processo da implementação da inteligência competitiva em uma organização de serviços: uma pesquisa-ação. 2023. 70f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Abstract in Brazilian Portuguese: Considerando a escassez de pesquisas sobre a aplicação da Inteligência Competitiva, este trabalho debate sobre o processo de implementação da IC em uma organização de serviços, através da Pesquisa-Ação. Para tanto, este estudo teve como objetivo geral discorrer sobre o processo de implementação da Inteligência Competitiva em uma organização de serviços, cujo setor de atuação é o de corretagem de seguros. Com esse intuito, aplicou-se uma pesquisa qualitativa descritiva com entrevistas semiestruturadas, utilizando o método de Pesquisa-Ação em uma organização de pequeno porte do segmento de serviço, localizada em Fortaleza/CE. Diante disso, a pesquisa demonstrou que as necessidades de inteligência e informação da organização estudada se direcionavam ao monitoramento dos serviços oferecidos por competidores e demanda dos clientes, complementada a partir da coleta dos dados pertinentes a dois competidores analisados, além da identificação das necessidades especificas dos clientes. Com a análise das informações finalizada, estruturou-se o produto de inteligência com as constatações e recomendações apropriadas, como: desenvolver canais de comunicação com clientes e monitoramento de ações de concorrentes, possibilitando a disseminação à empresa do estudo.
Abstract: Considering the scarcity of research on the application of Competitive Intelligence, this paper discusses the process of implementing CI in a service organization, through Action Research. To this end, this study had as its general objective to discuss the process of implementing Competitive Intelligence in a service organization, whose sector of operation is insurance brokerage. For this purpose, a qualitative descriptive research was applied with semi-structured interviews, using the Action-Research method in a small-sized organization of the service segment, located in Fortaleza/CE. This research demonstrated that the intelligence and information needs of the organization studied were directed towards the monitoring of services offered by competitors and customer demand, complemented by the collection of data pertinent to two competitors analyzed, in addition to the identification of specific customer needs. With the analysis of the information finalized, the intelligence product was structured with the appropriate findings and recommendations, such as: developing communication channels with customers and monitoring competitors' actions, enabling the dissemination to the company of the study.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75576
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_tcc_icrocha.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.