Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabelo, Jacilane de Holanda-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Adam de-
dc.date.accessioned2024-01-03T13:25:17Z-
dc.date.available2024-01-03T13:25:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE, Francisco Adam de. Test memory : um novo jeito de ensinar sobre testes e seus tipos na disciplina de verificação e validação da Universidade Federal Do Ceará Campus de Russas. 2023. Monografia (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Ceará, Russas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75570-
dc.description.abstractSoftware testing is a fundamental activity in the software development process to verify that a system meets the specified requirements. Knowing about software testing is an important activity in the Information Technology area. However, the teaching of this subject tends to be more theoretical and less practical, which hinders the assimilation of the concepts by students and their application in the industry. As a solution to this, the Test Memory memorization game emerged, which provides teaching about software testing and its types, by means of scenarios that simulate situations in the job market. The goal of this study is to make teaching about software testing and its types more engaging, enjoyable, and especially more practical through gamification. The expected results of this research, seek to achieve an applied approach that not only triggers significant motivation, but also involves students more effectively in the learning process, promoting active learning and providing a more rewarding experiencept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTest memory: um novo jeito de ensinar sobre testes e seus tipos na disciplina de verificação e validação da Universidade Federal do Ceará campus de Russaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO teste de software é uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento de um software, visando verificar se um sistema atende os requisitos especificados. Saber sobre teste de software é uma atividade importante na área da Tecnologia da informação. No entanto, o ensino desse tema tende a ser mais teórico e menos prático, o que dificulta a assimilação dos conceitos pelos alunos e sua aplicação na indústria. Como uma solução para isso, surgiu o jogo de memorização Test Memory, que proporciona ensinamento sobre teste de software e seus tipos, por meio de cenários que simulam situações no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é transformar o ensino de teste de software e seus tipos, mais envolvente, prazeroso e principalmente mais prático por meio da gamificação. Os resultados esperados desta pesquisa, buscam alcançar uma abordagem aplicada que não apenas desencadeia uma motivação significativa, mas também envolve os alunos de maneira mais efetiva no processo de aprendizagem, promovendo um aprendizado ativo e proporcionando uma experiência mais gratificantept_BR
dc.subject.ptbrTeste de softwarept_BR
dc.subject.ptbrPráticapt_BR
dc.subject.ptbrGamificaçãopt_BR
dc.subject.ptbrMotivação significativapt_BR
dc.subject.enSoftware testingpt_BR
dc.subject.enPracticept_BR
dc.subject.enGamificationpt_BR
dc.subject.enMeaningful motivationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9097-7728pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0442772441461543pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9836-9943pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1286204651639755pt_BR
local.date.available2024-01-03-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_faandrade.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.