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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75545
Tipo: | TCC |
Título: | Explorando a jogabilidade em um jogo FPS sob diferentes condições de rede |
Autor(es): | Noronha Neto, Otávio Noronha Neto, Otávio |
Orientador: | Pinheiro, Valéria Maria da Silva |
Palavras-chave em português: | Jogos;Jogos;First-Person Shooters;First-Person Shooters;Counter-Strike;Counter-Strike;Global Offensive;Global Offensive |
Palavras-chave em inglês: | Game;Game;First-Person Shooters;First-Person Shooters |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | NORONHA NETO, Otávio. Explorando a jogabilidade em um jogo FPS sob diferentes condições de rede. 2023. 68f (graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2023. |
Resumo: | Os jogos são desenvolvidos visando transmitir boas experiências para seus usuários. Além disso, para os videogames alcançarem o seu objetivo de criação são necessários recursos importantes, como uma destacável qualidade de rede. Este trabalho visa analisar a influência que diferentes condições derede podem ter sobrea jogabilidade ea experiênciagerada em um jogo multiplayer do gênero First-Person Shooters (FPS). Além disso, avaliar as consequências de um sistema de streaming quando é executado na mesma rede que um jogo. Os cenários de rede foram elaborados considerando as variações nos fatores de taxa de transmissão, latência e perda de pacotes. O jogo escolhido para ser avaliado por esse trabalho foi o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), devidor ser um jogo do gênero FPS e possuir uma destacável visibilidade no mercado de jogos. Os critérios utilizados para avaliar o desempenho dos jogadores neste estudo foram o Kills, Deaths e Assists (KDA), a quantidade de rounds, gold, quantidade de headshot e taxa de acertos. Ademais, foi avaliado como os fatores de variação de rede nos diferentes cenários podem influenciar nas métricas de jogabilidade definidas. Além disso, para o desenvolvimento dos casos de testes foi utilizado o Clumsy para emular os diferentes estados de rede, e o programa Wireshark executado para a captura do tráfego de rede. Com a análise dos dados coletados, foi possível concluir que as condições desfavoráveis de rede afetam em níveis diferentes os jogadores. Ainda por cima, serviu como um meio para equilibrar a disparidade do grau de habilidade entre os jogadores. Para os testes com o serviço de vídeo foi constatado que tal aplicação gera interferência na jogabilidade do jogo testado. Dessa forma, em ambos cenários, as condições de rede afetam o jogo e o desempenho dos jogadores. |
Abstract: | Games are developed with the aim of transmitting good experiences to their users. Furthermore, for videogames to achieve their creation objective, important resources are necessary, such as outstanding network quality. This work aims to analyze the influence that different network conditions can have on gameplay and the experience generated in a multiplayer game of the FPS genre. Furthermore, evaluate the consequences of a streaming system when running on the same network as a game. The network scenarios were created considering variations in transmission rate, latency and packet loss factors. The game chosen to be evaluated for this work was CS:GO, due to it being an FPS game and having notable visibility in the games market. The criteria used to evaluate players’ performance in this study were KDA, number of rounds, gold, number of headshot and hit rate. Furthermore, it was evaluated how network variation factors in different scenarios can influence the defined gameplay metrics. Furthermore, to develop the test cases, Clumsy was used to emulate the different network states, and the Wireshark program was run to capture network traffic. With the analysis of the data collected, it was possible to conclude that unfavorable network conditions affect players at different levels. On top of that, it served as a meanstobalancethedisparityinskilllevelsbetweenplayers. Duringtestswiththevideoservice, it was found that this application interferes with the gameplay of the tested game. Therefore, in both scenarios, network conditions affect the game and players’ performance. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75545 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
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