Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCâmara, Raphael Amaral da-
dc.contributor.authorDeus, Rafael Antonio Martins de-
dc.date.accessioned2023-12-27T13:38:02Z-
dc.date.available2023-12-27T13:38:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationDEUS, Rafael Martins. A influência do ensino de disciplinas de eletroeletrônica no ensino médio, sobre o desempenho dos alunos em cursos de áreas tecnológicas de nível superior. 2023. 51 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75528-
dc.description.abstractAmong students recently admitted to technology colleges, there is a positive trend regarding the performance of those who have had prior contact with specific course subjects, which require time to mature understanding and learning. Electronics subjects typically involve knowledge that is not common in high school education, such as: devices in electrical circuits, digital electronics and the formation of logic, or even semiconductors in analog electronics. This specific field has the characteristic of being new for many beginning students and this ends up making it difficult to assimilate the content. Within this context, the work aims to show the influence of prior teaching of electronics subjects on the performance of higher education students recently admitted to technology colleges. The statements in this work were made through the results of a Quantitative research, which is based on numbers and graphs to reach a result. This research targeted students of the first (1st) and second (2nd) semester of Electrical Engineering - UFC (Universidade Federal do Ceará), Electrical Engineering – UNIFOR (Universidade de Fortaleza) and Mechatronics Engineering - IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Sixty-three (63) responses were obtained to the questionnaire, which contained fifteen (15) questions, with five (5) response items each. The analyzed result indicated the ease in learning electronics subjects in the higher education course for students who previously had this contact.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA influência do ensino de disciplinas de eletroeletrônica no ensino médio, sobre o desempenho dos alunos em cursos de áreas tecnológicas de nível superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm alunos recém ingressos nas faculdades de tecnologia, há uma tendência positiva quanto ao desempenho daqueles que tiveram um contato prévio com disciplinas específicas do curso, as quais demandam tempo para amadurecimento da compreensão e do aprendizado. As disciplinas de eletroeletrônica normalmente envolvem um conhecimento que não é comum na formação do ensino médio, como por exemplo: dispositivos em circuitos elétricos, eletrônica digital e a formação da lógica, ou até mesmo semicondutores em eletrônica analógica. Esse campo específico tem a característica de ser novo para muitos alunos iniciantes e isso acaba dificultando a assimilação do conteúdo. Dentro desse contexto, o trabalho visa mostrar a influência do ensino prévio de disciplinas de eletroeletrônica, sobre o desempenho dos alunos de nível superior recém ingressos em faculdades de tecnologia. As afirmações desse trabalho foram feitas através do resultado de uma pesquisa Qualitativa, no qual é focada no ponto de vista dos entrevistados para se obter conclusões. Essa pesquisa teve como público alvo os alunos de primeiro (1ª) e segundo (2ª) semestre de Engenharia Elétrica - UFC (Universidade Federal Ceará), Engenharia Elétrica - UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e Engenharia de Mecatrônica - IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Foram obtidas sessenta e três (63) respostas ao questionário, no qual continha quinze (15) perguntas, com cinco (5) itens de respostas cada uma. O resultado analisado indicou a facilidade no aprendizado das disciplinas de eletroeletrônica no curso de nível superior por parte dos alunos que previamente tiveram esse contato.pt_BR
dc.subject.ptbrDesempenho no ensino de nível superiorpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino técnico de nível médio e impacto no ensino superiorpt_BR
dc.subject.ptbrMetodologias ativas e ensino técnicopt_BR
dc.subject.ptbrInfluência do ensino de eletroeletrônicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4260310852915413pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8534897399237258pt_BR
local.date.available2023-12-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ramdeus.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.