Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Marília Soares-
dc.contributor.authorPereira, José Lucas Alves.-
dc.date.accessioned2023-12-26T18:03:55Z-
dc.date.available2023-12-26T18:03:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75510-
dc.description.abstractThe educational sphere relates to the importance of virtual learning environments used to assist students. At the Federal University of Ceará - Campus Russas, the use of the Multimedia Teaching-Learning Environment supports the training and education of both students and teachers. However, there's a possibility of communicability failures within the environment used to assist students, which could compromise the understanding of what the system is trying to convey to the users, thereby affecting the learning experience. Hence, the aim of this work is to assess the communication capability within this system, aiming to uncover any potential deficiencies in communication that might hinder the comprehension of the content the system is attempting to convey to its users. Furthermore, it seeks to propose possible improvements that could positively impact this issue. The Semiotic Inspection Method is proposed by the theory of semiotic engineering, which aids in conducting the evaluation. The analysis revealed that most signs were correctly identified and interpreted. However, partial identification was observed in certain tasks. This highlights the need for continuous improvements to enhance the communicability of the evaluated system. Even simple adjustments can have a significant impact.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma inspeção da comunicabilidade no ambiente multimeios de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO âmbito educacional relaciona a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem utilizados no auxílio dos alunos. Na Universidade Federal do Ceará – Campus Russas, a utilização do Ambiente Multimeios de Ensino-Aprendizagem permite apoiar a capacitação e ensino por alunos e professores. No entanto, há possibilidade de falhas na comunicabilidade no ambiente utilizado no auxílio dos alunos, que pode comprometer o entendimento do que o sistema está tentando transmitir aos usuários, prejudicando assim a experiência de aprendizagem. Com isso, o objetivo desse trabalho consiste em avaliar a capacidade de comunicação dentro desse sistema, visando descobrir eventuais deficiências na comunicação que possam prejudicar a compreensão do conteúdo que o sistema está tentando transmitir aos seus utilizadores. e além disso, propor possíveis melhorias que possam impactar positivamente nessa questão. O Método Inspeção Semiótica é proposto pela teoria da engenharia semiótica no qual é um método que auxiliam na realização da avaliação. A análise demonstrou que a maioria dos signos foi corretamente identificada e interpretada. No entanto, observou-se identificação parcial em certas tarefas. Isso mostra a necessidade de melhorias contínuas para aprimorar a comunicabilidade do sistema avaliado. Mesmo ajustes simples podem ter um impacto significativo.pt_BR
dc.subject.ptbrAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrInspeçãopt_BR
dc.subject.ptbrComunicabilidadept_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_ jalves.pdfa.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.