Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorRodrigues, Tiago Cortes-
dc.date.accessioned2023-12-22T16:57:57Z-
dc.date.available2023-12-22T16:57:57Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Tiago Côrtes. O papel da estratégia de operações no processo de internacionalização de empresas. 174 f. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75494-
dc.description.abstractGlobalization related aspects, like the development of new technologies, volatility of capital and global actions of enterprises have increased competition in most market segments, demanding new postures and strategies from enterprises. In a global scenario, the strategy of internationalization adopted by companies has taken an extreme relevant part in the search of sustainable competitive advantages, which makes the operations strategy a function of extreme significance in this process. In this context, the present study was developed with the main objective of analyzing the role of the operations strategy in the process of internationalization of companies. Thereby, three internationalized companies of Ceara’s market that possess distinctive levels of internationalization were selected. A field search using semi structured interviews with directors and staff responsible for the strategy were used in the methodology, as well as secondary data. Results showed that the role of operations strategy is directly influenced by the way the company chooses to entry the international market. Furthermore, it was possible to find that the definition of competitive criteria aligned with the decision of different categories of operations strategy act as a supportive tool to the process of internationalization. One of the main conclusions was that the researched companies are still looking for a larger involvement of operations function in other areas of the enterprise. This would make operations function a central element of organization strategy, thus obtaining a competitive advantage and in that way upholding an internationalization process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO papel da estratégia de operações no processo de Internacionalização de empresaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAspectos relacionados à globalização, como o desenvolvimento de novas tecnologias, volatilidade do capital e a atuação das empresas em nível global, têm acirrado a concorrência nos mais diversos segmentos de mercado, exigindo das empresas novas posturas e estratégias. Num âmbito global, a estratégia de internacionalização adotada pelas empresas tem assumido um papel de extrema relevância na busca da vantagem competitiva sustentável, tendo a estratégia de operações uma função de extrema importância nesse processo. Nesse contexo a pesquisa foi desenvolvida, tendo como objetivo principal analisar o papel da estratégia de operações no processo da internacionalização das empresas. Para tanto, foram definidas três empresas atuantes no mercado cearense que possuem níveis de internacionalização distintos. A estratégia de pesquisa utilizada contemplou uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semi estruturadas com diretores e responsáveis pelo processo estratégico, além de dados secundários. Os resultados mostraram que o papel da estratégia de operações é diretamente influenciado pelo modo de entrada no mercado internacional definido pela empresa. Além disso, foi possível constatar que a definição dos critérios competitivos alinhados às decisões nas diferentes categorias da estratégia de operações servem de suporte para o processo da internacionalização. Ainda dentro das principais conclusões, notou-se que as empresas pesquisadas ainda buscam um maior envolvimento da função operações em relação às outras funções da empresa para se tornar o elemento central da estratégia da organização no intuito de obtenção de uma vantagem competitiva e dessa forma apoiar o processo da internacionalização.pt_BR
dc.subject.ptbrInternacionalizaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEstratégia de operaçõespt_BR
dc.subject.ptbrAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subject.ptbrGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.ptbrPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subject.enInternationalizationpt_BR
dc.subject.enoperations’ strategypt_BR
dc.subject.enstrategic alignmentpt_BR
local.date.available2023-12-22-
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_tcrodrigues.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.