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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75489
Tipo: | TCC |
Título: | Dimensionamento e viabilidade financeira de um sistema fotovoltaico para alimentar uma frota de veículos elétricos de um centro de distribuição em Fortaleza |
Autor(es): | Macedo, Arthur Lucas Bezerra de |
Orientador: | Câmara, Raphael Amaral da |
Palavras-chave em português: | Geração solar; Sistema fotovoltaico; Análise financeira; Valor presente líquido, Veículos elétricos. |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MACÊDO, Arthur Lucas Bezerra de. Dimensionamento e viabilidade financeira de um sistema fotovoltaico para alimentar uma frota de veículos elétricos de um centro de distribuição em Fortaleza. 2023. 42 f. TCC (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O estado do Ceará tem potencial de geração de energia fotovoltaica (FV) trinta vezes maior que a oferta interna bruta do Brasil no ano de 2018, a média diária de irradiação solar no estado é de, aproximadamente, 5,48kWh/m2/dia. Ou seja, a disponibilidade de energia FV é enorme, e muito vantajosa tanto financeira, como ambientalmente. Tendo em vista essas questões fundamentais, esse trabalho foi realizado para dimensionar e verificar a viabilidade financeira de um sistema FV complementar utilizado para alimentar uma frota de veículos elétricos, na cidade de Fortaleza-CE, a serviço de uma cervejaria, transportando produtos e fazendo entregas. A metodologia utilizada durante o desenvolvimento do estudo consistiu em levantar os dados da frota, como marca dos veículos, consumo de energia, e quantidade de quilômetros rodados por dia, a fim de dimensionar a potência necessária para abastecê-la e os custos necessários para adquirir e instalar os painéis, a empresa já conta com carregadores ligados diretamente na energia da concessionária, então dimensionamento de banco de baterias não será abordado nesse trabalho. Questões sobre economia com manutenção e custo da frota serão desconsiderados pois os veículos já foram adquiridos previamente. Utilizando os valores calculados, tem-se o valor economizado mensalmente com a implementação do sistema e, assim, podem-se calcular os indicadores financeiros, no caso o Valor Presente Líquido (VPL), o Payback Simples e o ROI, a fim de atestar a viabilidade financeira do empreendimento e em quanto tempo se torna rentável para a empresa. |
Abstract: | The state of Ceará has the potential for photovoltaic (PV) energy generation thirty times greater than the gross internal supply of Brazil in the year 2018. The daily average solar irradiation in the state is approximately 5.48 kWh/m2/day. In other words, the availability of PV energy is enormous and highly advantageous both financially and environmentally. Considering these fundamental issues, this work was carried out to size and assess the financial viability of a complementary PV system used to power a fleet of electric vehicles in the city of Fortaleza, Ceará, serving a brewery, transporting products, and making deliveries. The methodology used during the study's development involved gathering fleet data such as vehicle make, energy consumption, and daily mileage to size the necessary power to fuel it and the costs required to acquire and install the panels. The company already has chargers connected directly to the grid, so the sizing of a battery bank will not be addressed in this work. Issues related to fleet maintenance and cost savings will be disregarded as the vehicles have already been acquired beforehand. Using the calculated values, the monthly savings with the system's implementation can be determined, and thus, financial indicators such as Net Present Value (NPV), Simple Payback, and Return on Investment (ROI) can be calculated to ascertain the financial viability of the project and determine how long it takes for the company to make a profit. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75489 |
Currículo Lattes do Orientador: | ttp://lattes.cnpq.br/8534897399237258 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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