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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e-
dc.contributor.authorSouza, Jefferson de-
dc.date.accessioned2023-12-20T17:03:18Z-
dc.date.available2023-12-20T17:03:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Jefferson de. O Design e a Inteligência Artificial: uma busca de elementos, suas inter-relações e aplicabilidade em um RPG de mesa. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro de Tecnologia, Curso de Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75414-
dc.description.abstractThis work is based on the assumption of a complex and technological world. In this context, the research developed in this academic study adopts a methodology of analysis grounded in themes explored in the realm of Design, such as Semiotics, Systemic Design, and Metadesign, along with Artificial Intelligence, a technology currently on the rise. Understanding these themes leads to the identification of elements and their interrelations, culminating in an analysis that guides the creation of a tabletop RPG game supported by the use of Artificial Intelligence, both in the research process and in gameplay support. By incorporating these identified connections within its scope, this game has the potential to convey the feasibility of uniting pre-established concepts known and identified in the research with Artificial Intelligence as a tool, demonstrating its potential as a co-creator. The work aims to understand how distinct connections can relate and create directed paths for a purpose. Thus, the relevance of the theoretical part of the research is emphasized, also demonstrating the versatility present in the use of currently available intelligent tools and their adaptation in the process. In summary, the research is divided into theoretical and practical parts, encompassing complex processes of identifying interrelations of elements, leading to the generation of an alternative solution through Design, assisted by Artificial Intelligence, in the creation of a tabletop RPG.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Design e a inteligência artificial: uma busca de elementos, suas inter-relações e aplicabilidade em um RPG de mesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como base o pressuposto de um mundo complexo e tecnológico. Com base nesse contexto, a pesquisa desenvolvida neste estudo acadêmico adota uma metodologia de análise fundamentada em temas estudados no universo do Design, como a Semiótica, o Design Sistêmico e Metadesign, juntamente com a Inteligência Artificial, uma tecnologia atualmente em ascensão. A compreensão desses temas conduz à identificação de elementos e posteriormente suas inter-relações, culminando em uma análise que orienta a criação de um jogo de RPG de mesa apoiado no uso de Inteligência Artificial tanto no processo de pesquisa, como na utilização de apoio à jogabilidade. Esse jogo, ao incorporar essas conexões identificadas em seu escopo, tem o potencial de transmitir a viabilidade entre a união de conceitos preestabelecidos já conhecidos e identificados na pesquisa com a Inteligência Artificial como ferramenta, demonstrando o seu potencial também como um cocriador. O trabalho preza por compreender como conexões distintas podem se relacionar e criar caminhos direcionados para um propósito, dessa forma ressalta-se o nível de relevância da parte teórica da pesquisa, que demonstra também, a versatilidade presente no uso de ferramentas inteligentes atualmente disponíveis e sua adaptação no processo. Em resumo, pesquisa é dividida em parte teórica e prática, abrangendo processos complexos de identificação de inter-relações de elementos, até a geração de uma alternativa de solução por meio do Design, auxiliado por Inteligência Artificial, na criação de um de RPG de mesa.pt_BR
dc.subject.ptbrComplexidadept_BR
dc.subject.ptbrDesign de jogospt_BR
dc.subject.ptbrDesign sistêmicopt_BR
dc.subject.ptbrInteligência artificialpt_BR
dc.subject.ptbrMetadesignpt_BR
dc.subject.ptbrRPG de mesapt_BR
dc.subject.ptbrSemióticapt_BR
dc.subject.enArtificial intelligencept_BR
dc.subject.enComplexitypt_BR
dc.subject.enGame designpt_BR
dc.subject.enMetadesignpt_BR
dc.subject.enSemioticspt_BR
dc.subject.enSystemic designpt_BR
dc.subject.enTabletop RPGpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2242-1925pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5213698667987689pt_BR
local.date.available2023-
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